BM&FBOVESPA adere aos Princípios para o Investimento Responsável da ONU

Data: 03/03/2010

BM&FBOVESPA adere aos Princípios para o Investimento Responsável da ONU


Nesta quarta-feira, dia 3, no Rio de Janeiro, o diretor-presidente da BM&FBOVESPA, Edemir Pinto, irá formalizar a adesão da bolsa brasileira ao acordo “Principles for Responsible Investment” (PRI) – uma iniciativa das Nações Unidas desenvolvida pelos grandes gestores de recursos e demais agentes do mercado financeiro em prol do investimento responsável. A assinatura ocorrerá durante a reunião internacional da cúpula do PRI que, pela primeira vez, será sediada no Brasil, entre os dias 3 e 5, em evento promovido pelo fundo de previdência dos funcionários do Banco do Brasil, a Previ.

Como signatária do PRI, a BM&FBOVESPA pretende estimular não só outros investidores a aderirem ao acordo, como também, as companhias listadas a reportarem suas iniciativas socioambientais ao mercado. A adesão da Bolsa às diretrizes do PRI reforça seu compromisso com esta agenda e amplia o número de práticas socioambientais já implantadas pela empresa. Vale destacar, por exemplo, o fato de a BM&FBOVESPA ter sido a primeira Bolsa no mundo a assinar o Pacto Global da ONU, em 2004, e a criação de um dos principais índices de sustentabilidade, o ISE, que em 2010 completa cinco anos de existência.

Programação e presenças confirmadas

O encontro de executivos dos maiores gestores e investidores institucionais do mundo terá início com o “III Workshop de Signatários Brasileiros do PRI”, no dia 3, a partir das 15h. Já nos dias 4 e 5, acontecerá a reunião com o board do PRI. O workshop contará com a presença do diretor executivo do PRI, James Gifford, além de investidores institucionais mundiais, como o presidente do Munich Re América, Wolfgang Engshuber, e o executivo de Investimento Responsável do Universities Superannuation Scheme (USS), David Russel. Também participam da cerimônia o presidente da Previ, Sérgio Rosa, que falará sobre o trabalho do PRI no Brasil, e a Secretária Executiva do Ministério do Meio Ambiente, Izabella Mônica Vieira Teixeira, comentando a posição do País no COP15, o encontro de Copenhagen realizado em 2009.

Você sabia?

A sigla PRI (Principles for Responsible Investiment na sigla em inglês, ou Princípios para o Investimento Responsável, na tradução livre) representa o compromisso dos grandes investidores institucionais do mundo e demais agentes do mercado de optarem por negócios sustentáveis na hora de direcionar seus recursos. O programa consiste em seis princípios básicos que valorizam os aspectos social, ambiental e de governança corporativa. A adesão aos princípios é voluntária.

do Plurale


< voltar