Richard Garriott, designer de jogos para computador, viaja para o espaço para promover a conservação do planeta

Data: 07/10/2008

Richard Garriott, designer de jogos para computador, viaja para o espaço para promover a conservação do planeta


Garriott, filho do astronauta Owen Garriott, que voou nas missões Columbia e Skylab nos anos 70 e 80, seguirá os passos do pai. “Com dicas dos cientistas da The Nature Conservancy (TNC), vou refotografar muitos dos mesmos locais de relevância para a conservação ambiental que meu pai fotografou a bordo do Skylab, primeiro laboratório para observação do planeta”, diz Garriott, que procurou a TNC no início deste ano para discutir estes pontos e determinar o que mais poderia fazer durante a missão.

Além de comparar as imagens para mostrar o quanto a Terra foi mudada em apenas uma geração, Garriott vai fotografar paisagens que podem ser vistas macroscopicamente, mostrando mudanças em larga escala como áreas de expansão urbana, áreas de deserto que aumentaram, e áreas de desmatamento e regeneração. “Muitas destas questões refletem mudanças no clima e o aquecimento global, e os cientistas da TNC estão me ajudando a selecionar os pontos de maior prioridade para a conservação em várias partes do planeta para que eu possa fotografar”, comenta. Garriott acrescenta que o carbono emitido pela sua viagem espacial será compensado por meio de programas de crédito de carbono.

“Estamos contentes em contar com a ajuda de Richard para sensibilizar ainda mais a sociedade sobre a importância da conservação”, comenta Ana Cristina Barros, representante nacional da TNC no Brasil. “Como uma organização que trabalha a conservação no mundo todo, ficamos satisfeitos em dividir nossos conhecimentos científicos e participar desta missão lembrando que as atitudes para o sucesso da conservação do nosso planeta precisam ser tomadas imediatamente”.

Além do foco em conservação ambiental, Garriott trabalhará em outros projetos científicos, que incluem desenvolver cristais de proteínas no espaço para que as estruturas das moléculas de cristais possam ser melhor entendidas para o uso em pesquisas farmacêuticas. “Enquanto buscamos na tecnologia muito dos prazeres e das necessidades do dia-a-dia, é de extrema importância que ajudemos a conservar a natureza, que preenche nossas outras necessidades vitais e valores”, diz Garriott. “É preciso que direcionemos assuntos como a expansão urbana, a poluição das águas, o desmatamento e a questão da conservação de ambientes marinhos com o mesmo fervor que direcionamos o avanço tecnológico”.




< voltar