Lançado edital para a criação de Institutos Nacionais de Ciência e Tecnologia

Data: 05/08/2008

Lançado edital para a criação de Institutos Nacionais de Ciência e Tecnologia


O Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq) lançou um edital de R$ 435 milhões, em parceria com a Financiadora de Estudos e Projetos (FINEP), a Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes), e com as fundações de Amparo à Pesquisa de São Paulo (Fapesp), Minas Gerais (Fapemig) e do Rio de Janeiro (Faperj).

O recurso será distribuído em três anos para a criação de uma rede de institutos nacionais de ciência e tecnologia. A expectativa é instalar cerca de 60 institutos que funcionarão de forma multicêntricas, sob a coordenação de uma instituição-sede que já tenha competência em certa área de pesquisa.

Metade dos recursos será reservada para projetos em 19 áreas consideradas estratégicas pelo Plano de Ação em Ciência, Tecnologia e Inovação (PACT&I - 2007-2010) - lançado em novembro último -, como Biotecnologia, Nanotecnologia, Tecnologias da Informação e Comunicação, Saúde, Biocombustíveis, Energia Elétrica, Hidrogênio e Fontes Renováveis de Energia, Petróleo, Gás e Carvão Mineral, Agronegócio, Biodiversidade e Recursos Naturais, Amazônia, Semi-Árido, mudanças Climáticas, Programa Espacial, Programa Nuclear, Defesa Nacional, Segurança Pública, Educação, Mar e Antártica e Inclusão Social.

O restante será utilizado para apoiar as melhores propostas da demanda espontânea de todas as áreas. As propostas sob a forma de projetos devem ser encaminhadas ao CNPq exclusivamente via internet, por intermédio do Formulário de Proposta On line, até o próximo dia 18 de setembro. A divulgação dos resultados da seleção será em 17 de novembro, tendo início a partir de 5 de dezembro a contratação dos projetos.

Informações sobre o edital: www.cnpq.br/editais/ct/2008/015.htm







< voltar