Ciclo de palestras sobre governança climática

Data: 24/02/2010

Ciclo de palestras sobre governança climática


A Rede Energia começa nessa sexta-feira, dia 26 de fevereiro, um ciclo de palestras sobre governança climática que percorrerá as nove distribuidoras que compõem o grupo. Preocupada com os efeitos que as mudanças climáticas podem acarretar à sociedade, bem como com a dinâmica econômica, social e ambiental de suas atividades de geração, distribuição e comercialização de energia elétrica, a Rede Energia está inventariando as emissões de gases de efeito estufa em sua cadeia de fornecimento de energia elétrica.

O objetivo desse ciclo de palestras é debater o projeto de Pesquisa e Desenvolvimento (P&D) - pioneiro no setor elétrico brasileiro - de compensação e neutralização de emissões de gases do efeito estufa na cadeia de produção e fornecimento de energia elétrica. O projeto prevê a identificação e quantificação do potencial de redução de emissões de gases do efeito estufa através da elaboração do Inventário de Emissões de Gases de Efeito Estufa (GEE) e do Estudo de Viabilidade para projetos de redução de emissões de GEE no âmbito do protocolo de Quioto (MDL – Mecanismo de Desenvolvimento Limpo).

O projeto prevê ainda a identificação das conseqüências estratégicas, políticas e financeiras em relação a compromissos obrigatórios ou não de metas de redução de emissão de gases do efeito estufa, para as empresas do setor de energia elétrica. O Projeto de P&D da Rede Energia está em sintonia com as diretrizes do Greenhouse Gas Protocol - Protocolo de Gases de Efeito Estufa (GHG Protocol) e da ISO 14064 – Gases de Efeito Estufa, referências mundiais relacionadas ao tema mudanças climáticas.

A BM&FBOVESPA e o Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES) anunciaram a criação do Índice de Carbono Eficiente, que medirá a eficiência das emissões de gases causadores do efeito estufa (GEE) das empresas de capital aberto. O novo indicador será formado a partir do inventário de emissões de GEE que as próprias empresas fizerem. Esse inventário calcula as emissões de gases de efeito estufa, diretas e indiretas, em todas as atividades relacionadas ao processo produtivo de uma empresa.

Para falar sobre governança climática foi escalado assessor especial da vice-presidência de engenharia e meio ambiente da Rede Energia, diretor de energia do Departamento de Infraestrutura da Federação das Indústrias do Estado de São Paulo (FIESP) e conselheiro do Conselho Superior de Meio Ambiente da FIESP, Décio Michellis Junior. E a empresa Cantor CO2 apresentará o projeto de desenvolvimento e pesquisa de redução de carbono na cadeia de fornecimento de energia elétrica da Rede Energia.

Dia: 26/02/2010
Local: avenida Paulista, 2439 – 3º andar
Horário: 9:00 horas



(Envolverde/Assessoria)




< voltar