SAAE investe para melhorar distribuição de água tratada

Data: 03/02/2010

SAAE investe para melhorar distribuição de água tratada





O diretor técnico e financeiro do SAAE, José Pereira das Neves Filho, disse nesta terça-feira, dia 02, que todo o tratamento químico é procedido adequadamente, sendo que a capacidade de produção de água é de quase nove milhões de litros diários, para um consumo de dezesseis milhões de litros, em média.


Diante da defasagem de sete milhões de litros diários, haveria, segundo o diretor, apenas duas alternativas: racionar a distribuição ou acelerar o processo de filtragem, opção tida como a mais viável por manter normal o fornecimento, apesar da turbidez, a água é potável e totalmente livre de vírus ou bactérias.


“O processo tem três etapas, captação, tratamento e distribuição, todas carentes de investimento, que estão sendo realizados para atender a demanda que aumentou nos últimos anos”, afirmou Pereira.


Recentemente o SAAE adquiriu uma nova Estação de Tratamento de Água – ETA que está sendo montada e num período de 90 dias entrará em operação, aumentando a capacidade de tratamento em 14 milhões, para um consumo de dezesseis milhões de litros/dia. O diretor disse ainda que essa semana uma equipe técnica da Caixa Econômica Federal estará em Cacoal analisando o projeto de uma segunda ETA, cujos recursos federais já estão empenhados, apenas aguardando o aval da CEF. Uma vez aprovado, imediatamente será aberto o processo licitatório para aquisição da ETA, que entraria em operação no segundo semestre, período de maior consumo devido à estiagem, elevando a capacidade de produção de água tratada para vinte milhões de litros/dia.



O SAAE adquiriu uma máquina retroescavadeira, que deverá ser entregue nos próximos dias, quando começará a ampliação do sistema de água do Bairro Habitar Brasil e elevação da água tratada até o Loteamento Morada Digna, onde estão sendo construídas 105 casas populares, assim como para o Projeto Minha Casa, Minha Vida, com 240 apartamentos previstos, cuja construção deverá iniciar ainda em 2010.


Sobre os reservatórios de água da Avenida Guaporé e Bairro Brizon, Pereira ressaltou que estão sendo feitas a revisão e manutenção para começar a operar, aumentando assim a capacidade de armazenamento objetivando suprir a demanda no período de maior consumo. O SAAE já tem projeto em andamento para construção de dois novos reservatórios nos Bairros Habitar Brasil e Village do Sol, atendendo com isso as localidades e bairros adjacentes.


Finalizando, o diretor afirmou que economizou cerca de R$ 500 mil no ano de 2009, dinheiro que deverá ser investido na aquisição de hidrômetros, acrescentando que atualmente existem quase 20 mil ligações de água em Cacoal, a maioria sem hidrômetro, pagando taxa fixa ao invés do efetivamente consumido, fato que estimula o desperdício de água tratada.

do Portal Rondônia


< voltar