RS assina convênio para o Rio dos Sinos

Data: 02/10/2008

RS assina convênio para o Rio dos Sinos


O governo do Estado, através da Secretaria Estadual do Meio Ambiente, repassará R$ 350 mil como contrapartida a R$ 1,3 milhão do Ministério do Meio Ambiente para o início da elaboração do Plano da Bacia do Sinos. Segundo o presidente do Comitê do Sinos (Comitesinos), Silvio Paulo Klein, sem este planejamento, seriam perdidas informações importantes para se chegar a um resultado positivo.

O que estamos fazendo, através deste convênio, é somar todo o conhecimento que hoje temos para construir um inventário desta parceria de qualidade e quantidade. É em nome do futuro que começamos a trilhar este caminho a partir de agora, com uma base conhecida de estatísticas e vivências. Planejar o Rio dos Sinos é planejar o desenvolvimento – disse a governadora Yeda Crusius.

Com apoio do Comitesinos, o projeto será executado pela Unisinos. A primeira tarefa será sistematizar informações coletadas por meio de projetos como o Monalisa (que mapeou impactos ambientais nos mais de 2,3 mil quilômetros de córregos, arroios e rios da região) e o Peixe Dourado (que avaliou as condições do Rio dos Sinos a partir da cadeia alimentar do peixe que deu nome à iniciativa).

O estudo leva em conta o Enquadramento das Águas do Sinos, concluído em 2001. Trata-se de um mapeamento que classificou em níveis de 1 a 4 a qualidade de cada trecho dos 190 quilômetros do rio. A classificação é um indicativo de águas límpidas, poluídas ou altamente poluídas.



< voltar