Especialistas sugerem que Rio adote 8 ações contra chuvas

Data: 18/01/2010
A Secretaria do Meio Ambiente do Rio de Janeiro recebe oito propostas destinadas a minimizar os efeitos das chuvas sobre encostas e planícies do Estado. As sugestões foram debatidas durante encontro na Coordenação de Pós-Graduação em Engenharia da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ-Coppe), que reuniu a secretária Marilene Ramos e especialistas.

Entre as propostas está a criação de um grupo de trabalho com técnicos de órgãos públicos e especialistas de universidades para evitar danos causados por deslizamentos e enchentes. Os especialistas também sugeriram a compra de um radar meteorológico, para implantação de um sistema de alerta nos pontos mais críticos do Estado, e o mapeamento das áreas de risco e definição de critérios técnicos para o uso e ocupação do uso do solo.

Segundo a secretária, as sugestões serão agora levadas ao governador Sérgio Cabral. Participaram do encontro, além de cientistas da Coppe/UFRJ, especialistas da Pontifícia Universidade Católica (PUC/Rio), da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) e da Universidade Federal de Pernambuco (UFPE).


FONTE:http://sociedadesustentavel.terra.com.br/integra.php?id=867


< voltar