Sabesp: Audiência de Sustentabilidade em São José dos Campos

Data: 01/10/2008

Sabesp: Audiência de Sustentabilidade em São José dos Campos


As palestras foram realizadas na Estação de Tratamento de Esgotos Lavapés da Sabesp, a primeira estação de tratamento do Brasil a utilizar o sistema de lodos ativados por oxigênio puro. A Sabesp também é a primeira empresa de saneamento a obter o registro Ministério da Agricultura para a produção de biossólido (Sabesfértil) produzido a partir do lodo resultante do processo de tratamento e está disponível para uso no Agro negócio no vale do Paraíba e outros centros consumidores, há interesse da prefeitura em usar na jardinagem e também no cultivo de eucalipto. A transformação do lodo em fertilizante significa redução de custos na operação eliminando a disposição em aterro.

Foram abordados exemplos de estudos e parcerias sobre compostagem. De acordo com especialistas, a reciclagem de resíduos orgânicos não recebe a atenção necessária por parte do poder público, iniciativa privada e veículos de comunicação. Questões de logística, riscos de contaminação e o incômodo causado pelo odor são as principais justificativas. É preciso quebrar paradigmas do material que é usado de forma crescente nos países desenvolvidos e tendo o Brasil um grande importador do insumo fundamental para o agronegócio.

Na ocasião foi inaugurado o Bosque da Vida I com o plantio de mudas de árvores Nativas pelo superintendente da unidade Oto Elias e pelo presidente da Sabesp, Gesner Oliveira.






< voltar