PNUD dá suporte técnico-financeiro ao Haiti

Data: 18/01/2010

PNUD dá suporte técnico-financeiro ao Haiti


Da PrimaPagina

O PNUD enviou ao Haiti equipes técnicas e ajuda financeira para acelerar os trabalhos da ONU de ajuda humanitária junto à população atingida pelo terremoto da última terça-feira.

Neste momento os esforços devem se concentrar no suporte e socorro aos sobreviventes. “As primeiras 72 horas que se seguem ao desastre têm importância crítica para a localização e regaste aos sobreviventes. Ajuda incluindo alimento, água, abrigos, socorro médico e equipamentos pesados são prementes”, disse o secretário geral da ONU, Ban Ki-moon.

Equipes de resgate internacionais e aviões cargueiros com suprimentos começam a chegar, outros estão a caminho, e paralelamente a ONU começa a estimar os danos e formar equipes de emergência para ajudar a coordenar os esforços humanitários.

Até o momento ainda não se sabe a extensão total da tragédia e a tendência é que os danos sejam ainda maiores.

O PNUD, como principal ator da ONU na coordenação de esforços rápidos de reconstrução, vai trabalhar junto ao governo do Haiti e com outros parceiros avaliando danos e necessidades e desenvolvendo planos de reconstrução.

Respostas mais imediatas incluem remoção de escombros e reabilitação de infraestruturas essenciais, reparando ruas e restaurando energia elétrica, o que é importante para facilitar o socorro às vítimas. Além disso, o PNUD vai desenvolver projetos públicos de reconstrução, a fim de prover empregos temporários aos setores mais vulneráveis da população, revitalizando assim a economia local.

O colapso dos sistemas de comunicação e redes de informática dificulta ainda mais o contato com desaparecidos e a troca de informação entre as equipes de trabalho. Segundo Kim Bolduc, representante do PNUD no Haiti , muitos membros do PNUD permanecem desaparecidos e por isso foram criadas 3 equipes de busca que vão de porta em porta. “Estamos restaurando gradualmente a internet e telefones celulares. As populações mais afetadas estão recebendo água e alimentos, estamos ainda providenciando abrigos, já que muitos estão dormindo nas ruas com medo de novos tremores”, disse Bolduc.

“Vamos fazer o necessário para prover as equipes no Haiti com as ferramentas necessárias para ajudar as pessoas na longa caminhada de reconstrução, diz uma das administradoras do PNUD, Helen Clark. “Esta é uma emergência humanitária que requer uma coordenação internacional e esforços de ajuda”.

A ONU está trabalhando com os governos em todo o mundo em busca de ajuda humanitária imediata, e na coordenação de uma rápida reconstrução consistente com os termos de desenvolvimento. “O Haiti vai precisar de um enorme suporte para se recuperar desse terrível desastre”, disse Clark.

Diversas agências da ONU mantêm página na internet onde podem ser feitas doações às vitimas do terremoto no Haiti, entre elas Fundo para Ações de Emergência da ONU, UNICEF , Fundo Mundial de Combate à Fome e Cruz Vermelha.


< voltar