Força-tarefa multa 43 propriedades rurais por poluir Bacia dos Apertados

Data: 01/10/2008

Força-tarefa multa 43 propriedades rurais por poluir Bacia dos Apertados


Entre os crimes ambientais estão o lançamento de dejetos orgânicos diretamente em córregos e ribeirões, a falta de proteção com vegetação em córregos e nascentes, carcaças de animais a céu aberto, desvio de curso hídrico, disposição inadequada de embalagens de agrotóxicos e a presença de gado em Área de Preservação Permanente (APP).

As autuações foram resultado da força-tarefa que vistoriou a bacia, entre 15 e 25 de setembro, para identificar focos de poluição no manancial. Participaram do trabalho a Sanepar, o IAP, a Força Verde, Emater, Defesa Civil, Polícia Civil, Suderhsa (Superintendência de Desenvolvimento de Recursos Hídricos e Saneamento Ambiental), Secretaria Municipal de Meio Ambiente, Vigilância Sanitária, ong Olho d´Água, Corpo de Bombeiros e Ibama.

O resultado foi apresentado na reunião realizada sexta-feira (26), com representantes desses órgãos, do promotor de Meio Ambiente de Arapongas, Elcio Sartori, e da delegada de Proteção ao Meio Ambiente do Paraná, Leonídia Hecke. A força-tarefa foi criada em função de focos de poluição que levaram a Sanepar a interromper o abastecimento de água em Arapongas em 14 de agosto e 14 e 21 de setembro.

O gerenciamento da qualidade de água do Ribeirão dos Apertados agora será feito por um grupo gestor, formado por órgãos governamentais, dentro do Programa de Gestão Ambiental Integrada em Microbacias. No Paraná, existem outros 38 grupos gestores que fazem esse trabalho. Até 17 de outubro, o grupo apresenta um diagnóstico da bacia, que irá pautar as ações de curto, médio e longo prazos, a fim de assegurar a qualidade da água do manancial. A Bacia dos Apertados está numa área de 114 quilômetros quadrados.




< voltar