Pesquisa aponta vantagens de combustível renovável em relação ao diesel

Data: 05/01/2010

Pesquisa aponta vantagens de combustível renovável em relação ao diesel


Eficiência é 10% maior, garante pesquisador


Uma pesquisa feita na Universidade Estadual de Londrina em parceria com a Embrapa Soja mostra que uma mistura de biocombustíveis tem maior nível de eficiência, menor desgaste ao motor e menor emissão de poluente do que o diesel.



O estudo avaliou o desempenho do combustível derivado do petróleo em comparação a uma mistura de combustíveis renováveis, em motores estacionários. A mistura conta em sua composição com 50% de biodiesel de óleo de soja; 40% de etanol e 10% de óleo de soja. Tanto o diesel quanto a mistura de biocombustíveis foram usados para movimentar motores ligados a geradores de eletricidade.



"A eficiência do motor que usou a mistura de combustíveis renováveis foi até 10% superior", pesquisador Márcio Turra de Ávila, da Embrapa Soja, que orientou o trabalho de mestrado do estudante de Agronomia José Luiz Bernardo Borges, que produziu os dados. "Isto mostra que a mistura testada pode ser uma boa opção em regiões que não tem acesso à eletricidade", diz. O custo para aquisição do motor e do gerador de eletricidade fica em torno de R$ 2.500,00.



A pesquisa analisou também a emissão de material particulado (contido na fumaça que sai do escapamento dos veículos pesados). Enquanto a mistura renovável emitiu apenas 10 miligramas desse material poluente, em cinco minutos de coleta, o diesel produziu 28 miligramas, quase três vezes mais.



"Este é um dado muito importante, pois pesquisas realizadas pela Universidade de São Paulo revelam que cerca de 20 pessoas morrem, diariamente, na capital paulista em decorrência de problemas cardio-respiratórios ocasionados por material particulado emitido por ônibus e caminhões", afirma Ávila.

(Com informações da Assessoria de Comunicação da Embrapa)





< voltar