A SORTE DO LIXO NO BRASIL É TEMA DE CONCURSO PROMOVIDO PELA ABRELPE

Data: 01/10/2008

A SORTE DO LIXO NO BRASIL É TEMA DE CONCURSO PROMOVIDO PELA ABRELPE


Segundo o último levantamento feito pela Abrelpe, no Panorama dos Resíduos Sólidos no Brasil 2007, disponível em www.abrelpe.org.br, o país gerou 61,5 milhões de toneladas de resíduos sólidos urbanos. Desse total, apenas 51,4 milhões de toneladas foram coletadas, das quais 61% não tiveram destino apropriado, sendo depositadas em aterros controlados, lixões e outros locais inadequados.

Por sua vez, são cada vez mais numerosas as iniciativas de coleta seletiva desenvolvidas nos municípios brasileiros. Atualmente, de um total de 5.564 Municípios, 3.593 cidades contam com algum tipo de atividade de coleta seletiva, demonstrando um considerável crescimento desse mercado em relação aos anos anteriores.

Tal ampliação, porém, não foi diretamente sentida nos índices de reciclagem de materiais, cuja tendência de estabilização é perfeitamente compreensível para as latas de alumínio, que já possuem índice de reciclagem próximo de 100%. Entretanto, traz preocupação no caso dos demais materiais, pois reflete as dificuldades encontradas no retorno desses resíduos à cadeia produtiva.

Aliado a isso, o Brasil ainda sofre com a falta de uma Política Nacional para os resíduos sólidos que estabeleça princípios, diretrizes e normas de regulação para esse setor que tem ganhado relevância nos últimos anos.

Para que o destino do lixo no Brasil não dependa somente de sorte, é preciso que cidadãos, poder público e iniciativa privada assumam seu papel na vida em sociedade, colaborando com a gestão de resíduos em suas comunidades.

O participante deve enviar sua matéria para Av. Paulista, 807 - 2º andar - conjunto 207, CEP 01311-941 - São Paulo - SP até 24 de outubro. A ficha de inscrição e o regulamento do Prêmio podem ser obtidos no site www.abrelpe.org.br.




< voltar