Governo inaugura barragem que garante água para 350 mil em Curitiba

Data: 30/09/2008

Governo inaugura barragem que garante água para 350 mil em Curitiba


Com 17 metros de altura e 670 metros de comprimento, a barragem Piraquara II represa 21 milhões de metros cúbicos de água, que significam um acréscimo de 1.140 litros por segundo ao sistema de abastecimento da Região Metropolitana. A construção do aterro consumiu 364 mil metros cúbicos de terra compactada.

A nova barragem é um exemplo de adoção de medidas compensatórias para reduzir o impacto da obra. A Sanepar criou uma cooperativa para cerca de 200 produtores rurais da região, fez obras de recuperação e manejo das trilhas dos mananciais da serra e construiu um salão de eventos e recuperou a igreja da Colônia Santa Maria do Novo Tirol.

A Sanepar abastece a Grande Curitiba com um sistema integrado que atende 2,6 milhões de habitantes com uma rede de de distribuição com 601 mil ligações. Cinco unidades de tratamento abastecem o sistema —Iguaçu, Iraí, Passaúna, Rio Pequeno e Karst, com capacidade total de produção de 9,1 mil litros por segundo.

Com a entrada em operação de Piraquara II, a capacidade de reserva de água in natura será ampliada em aproximadamente 20,8 milhões de metros cúbicos, que reforça as reservas para os sistemas Iraí e Iguaçu. A reservação de água tratada na área de atendimento do sistema integrado totaliza 325 mil metros cúbicos, distribuídos em 39 reservatórios, o equivalente à metade da demanda diária.

O sistema integrado atende Curitiba, São José dos Pinhais, Piraquara, Pinhais, Araucária, e parte dos municípios de Almirante Tamandaré, Campo Largo, Colombo, Campina Grande do Sul, Quatro Barras e Fazenda Rio Grande.



< voltar