Noruega inaugura protótipo de energia osmótica

Data: 01/12/2009

Noruega inaugura protótipo de energia osmótica


A empresa Statkraft acaba de inaugurar o primeiro protótipo de energia osmótica do mundo, capaz de gerar potência explorando a energia oriunda da mistura de água doce com água do mar. A energia osmótica é uma fonte renovável sem emissão de poluentes que tem sido pesquisada pela Statkraft por 10 anos e que será capaz de oferecer uma contribuição global substancial à produção de energia favorável ao meio ambiente.

"Essa nova tecnologia gera eletricidade simplesmente misturando água. Novas soluções para atender aos desafios climáticos podem estar mais próximas do que esperamos, o que me dá certeza de um futuro promissor", afirmou o presidente e CEO da Statkraft, Bard Mikkelsen.

Segundo o minidtro norueguês de Petróleo e Energia, Terje Riis-Johansen, "soluções energéticas inovadoras são fundamentais para atender aos desafios climáticos e estou feliz pelo fato de uma empresa norueguesa estar na liderança no desenvolvimento dessas tecnologias"

O protótipo terá uma capacidade de produção limitada e destina-se, primariamente, a testes de desenvolvimento. O objetivo é ser capaz de construir uma central de energia elétrica osmótica comercial dentro de alguns anos.

Estima-se que o potencial global da energia osmótica seja de 1.600-1.700 TWh por ano, equivalente a 50% da produção energética total da União Europeia. Centrais de energia elétrica osmótica podem, em princípio, estar localizadas em qualquer lugar onde haja água doce correndo para o mar; elas não produzem ruído ou emissões poluentes e podem ser integradas em áreas industriais existentes, por exemplo, nos porões de edifícios industriais.

A Statkraft tem pesquisado sobre energia osmótica desde 1997 e desenvolveu esse protótipo em cooperação com organizações de P&D de diversos países. O projeto atraiu enorme interesse no mundo todo e diversos convidados internacionais participaram da inauguração.

Na Europa, a Statkraft é a maior empresa de energia renovável. O grupo desenvolve e gera energia hidroelétrica, energia eólica, energia a gás e aquecimento urbano à distância, e é um dos principais intervenientes no intercâmbio energético na Europa. A Statkraft também desenvolve energia marinha, energia osmótica, energia solar e outras soluções energéticas inovadoras. Em 2008, a Statkraft registrou receitas operacionais brutas de 3,1 bilhões do euros. O grupo emprega 3.200 funcionários em mais de 20 países.

agua on line


< voltar