Pesquisadores da EESC são premiados por estudo sobre biohidrogênio

Data: 29/09/2008

Pesquisadores da EESC são premiados por estudo sobre biohidrogênio


Os dois grupos de pesquisadores utilizam águas residuárias (provenientes de esgoto sanitário ou resultantes de processos industriais), como matéria-prima para produzir hidrogênio, gás que pode ser usado como uma alternativa aos combustíveis fósseis com a vantagem de não ser poluente.

De acordo com o professor Marcelo Zaiat, do LPB, um dos diferenciais do trabalho é o uso de águas residuárias latino-americanas (brasileiras e uruguaias) pois cada uma tem características próprias, segundo a sua origem. “As pesquisas internacionais sobre o tema abordam outras realidades. Outro diferencial é fato de usarmos essas águas como matéria-prima, visto que, tradicionalmente, elas são descartadas pela indústria como resíduo”, destaca o pesquisador.

“Na EESC, trabalhamos com a vinhaça, um resíduo da produção de etanol, e com o glicerol, um resíduo da produção de biodiesel. No caso da vinhaça, por exemplo, para cada litro de etanol produzido, são gerados de 12 a 15 litros de resíduo”, explica Zaiat. “Já o grupo uruguaio trabalhou com resíduos provenientes de laticínios, que gera uma água residuária com alto teor de matéria orgânica”, conta. Cada um dos grupos trabalhou isoladamente em seus países de origem. Os resultados foram compartilhados e originaram o trabalho ganhador do Prêmio.

O grupo do LPB/EESC é multidisciplinar e, além de Zaiat (engenheiro químico), envolve os professores Maria Bernardete Amâncio Varesche (microbiologista) e Eugênio Foresti (engenheiro civil); os alunos de pós-graduação em Engenharia Hidráulica e Saneamento, Guilherme Peixoto (engenheiro ambiental) e Bruna Soares (engenheira química). Há ainda a pós-doutoranda Nora Kátia Saavendra Del Aguila (bióloga) e a estagiária Fernanda Rui Albrecht (engenheira ambiental). O grupo da Universidad de La Republica é formado pelas professoras Claudia Etchebehere (microbiologista), Liliana Barzacconi e Elena Castelló (engenheiras químicas).



< voltar