Liderança para a sustentabilidade

Data: 24/11/2009

Liderança para a sustentabilidade


Hoje em dia é possível identificar a emergência de um novo comportamento de consumo, mais voltado à construção de uma sociedade sustentável. Nesse cenário, o papel de cada um é fundamental.

Sabe como? Eu acredito que seja interagindo com a realidade de maneira crítica, responsável e consciente. Se reconhecendo como parte do problema e da solução, ou seja, assumindo responsabilidades, sentindo, presenciando e concretizando ações. Sendo, de fato, de forma consistente, um líder nesse cenário de mudanças.

A tão falada crise, que extrapola o aspecto econômico, enviesando para o social, ambiental e ético, é reflexo, sobretudo, da insustentabilidade dos atuais padrões de produção e consumo do mundo. E é esse consumo que se conecta a elementos centrais da cultura e da sociedade contemporâneas, constituindo-se como elemento formador da identidade e dos padrões de sociabilidade.

Sob esse ponto de vista, não há como negar a importância do consumo como fator que define diversos atributos da sociedade nos dias de hoje. Há, entretanto, claros limites ambientais, sociais e econômicos já colocados ao atual modelo de consumo que levam à necessidade de repensar este modelo e os objetivos aos quais ele atende.

No processo de repensar esse modelo, cooperação e liderança são ferramentas estratégicas capazes de gerar soluções em escala. Líderes bem pautados assumem o papel de olhar para o mercado e gerir pensando em um futuro mais eficiente.

Os desafios não são poucos. Outro dia li uma sugestão interessante para quem tem interesse em contribuir para a construção de relações mais saudáveis: parar de “baixar”, de fazer download de antigos padrões e repensar como interagir com o todo, tirando o pé do acelerador, agindo de maneira mais reflexiva.



(Envolverde/Mercado Ético)


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