Empresa que tem projeto social é uma empresa socialmente responsável?

Data: 24/11/2009

Empresa que tem projeto social é uma empresa socialmente responsável?


A Responsabilidade Social Empresarial pode ser definida como uma forma de gestão que se define pela relação ética da empresa com todos os públicos com que se relaciona e pelo estabelecimento de metas empresariais compatíveis com o desenvolvimento sustentável da sociedade, de modo a respeitar os direitos humanos e preservar recursos ambientais e culturais para as gerações futuras.

Embora o conceito abranja os compromissos com os diferentes stakeholders, ele é imediatamente associado ao trabalho social desenvolvido pela empresa com a comunidade. O presente artigo tem o propósito demonstrar que uma empresa para ser socialmente responsável precisa fazer muito mais do que apoiar projetos sociais.

É claro que a ação social da empresa com a comunidade tem uma clara dimensão de responsabilidade social. Mas isso não quer dizer que essa empresa seja socialmente responsável. A responsabilidade social da empresa é uma forma de gestão. Envolve a ética e a sustentabilidade com todos os stakeholders. Implica a correção dos seus processos administrativos internos, a qualidade dos seus produtos e serviços, o relacionamento ético com os clientes, a retidão com os fornecedores, o respeito às leis e ao pagamento de impostos, o tratamento justo com os empregados e a boa governação com os acionistas.

A associação entre ação social da empresa e responsabilidade social parece atender a uma tentativa de legitimação de práticas empresariais por meio da abstração de que a empresa que tem projetos sociais é uma empresa socialmente responsável. Uma instituição financeira, por exemplo, que apóia atividades culturais e sociais voltadas para a educação da juventude está de fato desenvolvendo uma bela iniciativa.

Entretanto, essa adesão a causas sociais não significa que o serviço oferecido pelo banco seja socialmente responsável em sua totalidade. Interessa saber se a instituição financeira tem compromisso contra a lavagem de dinheiro, se ela respeita os seus clientes, se ela remunera seus empregados com justiça, se os serviços de atendimento eletrônico e telefônico funcionam com segurança e rapidez e se ela divulga com transparência as suas informações financeiras. Há empresas que têm uma ação social merecedora de todos os elogios, mas que não cumprem, por exemplo os contratos assinados com os seus parceiros e clientes.

Muitas vezes, a divulgação de projetos sociais da empresa pode ter a finalidade ideológica de mascarar o seu modo de fazer negócios e de se relacionar com seus empregados e clientes. Ação social da empresa não significa, necessariamente, responsabilidade social, pelo menos do modo como a definimos aqui.



(*) Roberto Patrus Mundim Pena é Colunista de Plurale, colaborando com um artigo sobre Sustentabilidade por mês. É consultor da Do it – empresa de consultoria em Responsabilidade Social e Sustentabilidade.




(Envolverde/Plurale)


< voltar