Publicações ajudam a entender relação entre mudança climática e floresta

Data: 18/11/2009

Publicações ajudam a entender relação entre mudança climática e floresta


Várias publicações lançadas recentemente colaboram para o entendimento das mudanças climáticas e suas interfaces com as florestas, a biodiversidade e as populações tradicionais.
O livro “Agrobiodiversidade e Direitos dos Agricultores”, de Juliana Santilli, promotora de Justiça do Ministério Público do Distrito Federal, analisa o impacto do sistema jurídico sobre a agrobiodiversidade (ou biodiversidade agrícola). Sob uma perspectiva interdisciplinar, a publicação discute o conceito de agrobiodiversidade e suas implicações com a segurança alimentar, nutrição, saúde, sustentabilidade ambiental e mudanças climáticas. Para adquirir o livro acesse: www.iieb.org.br.
O e-book “Commodities Ambientais em Missão de Paz” traz a trajetória de três décadas da economista e ambientalista Amyra El Khalili, com a compilação de alguns de seus principais artigos e entrevistas reproduzidos em publicações nacionais e internacionais. A obra traz reflexões sobre temas como economia de mercado, meio ambiente e finanças sustentáveis, redes solidárias e suas estratégias, mudanças climáticas e mercados emergentes, financiamentos de projetos e negócios socioambientais, entre outros. O livro está disponível para download gratuito em http://amyra.lachatre.com.br.
Atualizado até junho de 2009, o Mapa da Amazônia Brasileira, lançado pelo Instituto Socioambiental (ISA), durante o 6º Congresso Brasileiro de Unidades de Conservação, realizado em Curitiba, cujo tema foi mudanças climáticas. O mapa traz a representação das 309 unidades de conservação (UCs) federais e estaduais e das 405 terras indígenas (TIs), cada uma com detalhamento de extensão, etapas jurídicas de reconhecimento (em relação às TIs) e categorias de uso e restrição (UCs). Composta por todo o bioma Amazônia, 37% do Cerrado e 40% do Pantanal, a Amazônia Legal é caracterizada por um mosaico de habitats com diferenças tanto em termos de estrutura de ecossistemas como em ocorrência e abundância de espécies da flora, fauna e microbiota, representando grande parte da biodiversidade do planeta. A publicação está disponível para venda e para dowunload, em português e inglês, no site do ISA (www.socioambiental.org).
A Conservação Internacional lançou no Brasil o livro “A Climate for Life – Meeting the Global Challenge” (em português, “um clima para a vida – enfrentando os desafios globais). Em inglês, com prefácio de co-autoria do biólogo de Harvard Edward O. Wilson e do ator Harrison Ford, textos assinados pro lideranças científicas da CI e ilustrado com mais de 175 fotografias, a publicação aborda os impactos, as ameaças e os desafios da mudança climática para a biodiversidade global e a sobrevivência humana, apontando alternativas naturais e soluções tecnológicas para combater o problema.
O livro “Espécies Ameaçadas de Extinção e Áreas Críticas para a Biodiversidade no Parᔠapresenta os novos resultados do projeto Biota Pará, iniciado em 2003, como uma parceria entre o Museu Paraense Emílio Goeldi, a Conservação Internacional e a Secretaria de Estado de Meio Ambiente do Pará. A pesquisa tem por meta subsidiar o Programa Extinção Zero do governo estadual, através da proposição de áreas prioritárias para conservação.

Fonte: IPAM - Instituto de Pesquisa Ambiental da Amazônia


< voltar