Design para preservar o que existe

Data: 09/11/2009

Design para preservar o que existe


No último dia do BAWB Global Forum América Latina os participantes assistiram a uma palestra, por vídeo-conferência, do diretor do Departamento de Sistemas de Informação da Case Western Reserve University, Fred Collopy. Ele falou sobre administração, sustentabilidade e design, e mostrou de que forma o design traz inovações que geram impactos significativos na organização da sociedade. “Sustentabilidade, design e gestão são conceitos que precisamos dominar à medida que os desafios do mundo se tornam mais evidentes”, afirmou Collopy.

O professor disse que para gerenciar precisamos ter o domínio de três eixos: a inteligência, o design e a escolha. “A inteligência para entender o que as pessoas querem. O design para servir às novas necessidades. E a escolha para tomar as melhores decisões”, explicou Collopy.

Segundo Collopy, um bom administrador precisa ter habilidades de observar, entender e integrar diferentes pontos de vista. “Precisamos pensar de forma mais holística e sistêmica, e o design viabiliza isso”, explica.

Collopy afirma ainda que designers não são exclusivamente artistas, mas todos devem ver o mundo sob a ótica do designer, ou seja, sob um ponto de vista diferente. Hoje o significado do termo design implica o conceito de conforto, de adequação, de beleza. A função básica do profissional de design é adequar a produção da indústria ou do homem ao próprio homem de forma que as pessoas se sintam confortáveis ao utilizar esses Eecursos. O papel fundamental do designer é contribuir para que os produtos sejam confortáveis, confiáveis e utilizáveis. Sendo assim, basicamente design é a tentativa de significar algo, seja no campo da construção de mensagens visuais ou na construção de objetos. “Todos precisamos ser administradores e designers para sermos sustentáveis”, enfatiza. Ao finalizar sua palestra, Collopy deixou a seguinte mensagem “todos somos designers quando nascemos, o difícil é permanecer designers depois que crescemos”.

O Sistema Fiep foi o responsável por trazer os debates do Global Forum ao Brasil. O Movimento é uma iniciativa do Sistema Fiep, Case Western Reserve University (EUA) e BAWB (Business as an Agent of World Benefit), realizado pela Unindus (universidade corporativa do Sistema Fiep) e Centro de Estudos em Sustentabilidade da Fundação Getulio Vargas (FGV-EAESP), patrocinada pelo Sesi.

(GLAM)



< voltar