Sabesp lança cartilhas sobre uso racional da água para escolas estaduais

Data: 04/11/2009

Sabesp lança cartilhas sobre uso racional da água para escolas estaduais


A Sabesp (Companhia de Saneamento Básico do Estado de São Paulo) começou a distribuir hoje, dia 3/11, cartilhas que ensinam escolas a usar água racionalmente. São dois manuais voltados para gestores e educadores com vasto conteúdo sobre educação ambiental, medidas para reduzir o consumo e sobre o Programa de Uso Racional da Água (PURA), da Sabesp.

As cartilhas são fruto de parceria entre a Sabesp e a Prefeitura de São Paulo e serão entregues a partir desta terça-feira a 350 instituições da Região Metropolitana de São Paulo (capital, São Bernardo, Mauá, Suzano, Itapevi, Osasco, Itapecerica e Taboão da Serra). As escolas escolhidas são as que apresentaram maior consumo de água entre 2007 e 2008.

Uma das cartilhas, o Manual do Multiplicador, é direcionada aos professores e traz informações sobre como inserir temas relacionados à água na sala de aula. Nessa cartilha, são dados até exemplos de como abordar o assunto em cada disciplina, como matemática, português e artes.

Já o Manual do Controlador é voltado para o responsável pela gestão do uso da água da instituição. Por esta cartilha, o gestor será orientado sobre como detectar vazamentos, medir o consumo do imóvel e trocar equipamentos comuns para economizadores, entre outras questões.

A Sabesp não se limitará a entregar as cartilhas. Cada uma das instituições também receberá serviços de pesquisa e correção de vazamentos, troca/adequação de aparelhos hidráulicos por aparelhos de baixo consumo de água, e orientação de profissionais da companhia, que irão ministrar treinamentos aos responsáveis por disseminar as informações aos estudantes e funcionários.

A primeira escola a receber os manuais foi a DER LESTE 3 (Rua Isabel Urbina, 200, Conjunto Itaquera). A Sabesp prevê entregar as cartilhas às demais instituições até o final de novembro.

EXPECTATIVA

Hoje, as 350 escolas consomem, em média, 150 milhões de litros de água por mês. Reduzindo 10% do consumo, conforme expectativa do PURA, haveria conservação de 15 milhões/mês no Sistema de Abastecimento de Água - suficiente para cerca de 1.000 famílias com consumo de 15 mil litros/mês.

O PURA

O Programa de Uso Racional da Água (PURA) foi criado pela Sabesp em 1996 para promover mudanças culturais e tecnológicas visando à redução do consumo de água e para conscientizar a população no que diz respeito à escassez deste recurso natural.

Entre as principais atividades do PURA estão pesquisa e correção de vazamentos, programas de educação ambiental, gestão do consumo de água via internet (telemedição) e troca de equipamentos comuns por equipamentos de baixo consumo de água.


< voltar