Sabesp assina termo de cooperação entre as cidades de Santos e Valência

Data: 08/10/2009

Sabesp assina termo de cooperação entre as cidades de Santos e Valência


Em 7/10, quarta-feira, a Sabesp assinou um termo de cooperação técnica com as prefeituras municipais de Santos e Valência (Espanha). A ideia central é proporcionar a troca de informações para implantar o programa de macrodrenagem na região Noroeste de Santos. O evento contou com a presença do presidente Gesner Oliveira; da secretária de Saneamento e Energia, Dilma Pena; do prefeito de Santos, João Paulo Tavares Papa; do superintendente da Baixada Santista, Joaquim Hornink Filho e do diretor de Sistema Regionais da Sabesp, Umberto Semeghini. O documento foi resultado de uma visita realizada à cidade espanhola, onde todos puderam conhecer a macrodrenagem de Valência.

O termo prevê um intercâmbio de experienciais entre Santos e Valência, já que os dois locais têm características semelhantes, com áreas construídas abaixo do nível do mar. A Sabesp, todavia, ficaria responsável pela execução de toda a parte técnica e operacional.

Santos, que possui cerca de 400 mil habitantes, é uma região em franco desenvolvimento. O prefeito João Paulo Tavares Papa consolidou a escolha da Sabesp para realizar o processo de macrodrenagem no Noroeste da cidade: “A prefeitura resolveu escolher a Sabesp para implantar o sistema justamente por se tratar de uma empresa altamente capacitada. Realizar uma operação tão complexa exige qualidade e experiência técnicas”.

Há 100 anos, Santos possui canais de drenagem, lançando parte de suas águas pluviais no interceptor oceânico da Sabesp, o que caracteriza a integração dos sistemas de águas pluviais e de esgotamento sanitário.

Gesner também ratificou a importância do acordo e as características entre as duas cidades: “Assim como Santos, Valência é uma cidade litorânea, tem um sistema de drenagem e de saneamento bastante avançado e onde o foco na balneabilidade das praias é muito grande. E esse tem sido nosso foco. Nós queremos oferecer à cidade de Santos, que já é avançada em termos de saneamento, uma coisa essencial que é balneabilidade das praias", afirmou.

Ao final, Gesner presenteou o prefeito com um kit Sabesp. João Paulo, no entanto, retribuiu o presente com um livro repleto de imagens em comemoração aos 462 anos de Santos.





< voltar