Paraná: Sanepar entrega novo sistema de abastecimento para RMC

Data: 23/09/2008

Paraná: Sanepar entrega novo sistema de abastecimento para RMC


No total, o sistema vai beneficiar mais de 800 mil pessoas e foram investidos R$ 143 milhões financiados pela Caixa e complementadas com recursos próprios da Sanepar. O Sistema Miringuava é composto de 105 quilômetros de rede, uma moderna estação de tratamento, sete reservatórios e onze estações elevatórias que vão garantir mais de 40 milhões de litros de água tratada. Na construção foram gerados mais de 24 mil empregos.

O Miringuava somado a represa Piraquara II – obra a ser inaugurada – vai aumentar a flexibilidade do sistema público de abastecimento para a capital e região metropolitana. Isso significa que, um possível problema na região abastecida pelo Passaúna, por exemplo, a Sanepar tem condições técnicas de direcionar a água do sistema Miringuava para aquela região.

Futuros mananciais – A Sanepar tem plano diretor para o abastecimento da RMC (26 municípios) que vai até 2.110, quando a região deverá ter mais de 20 milhões de habitantes, com uma previsão de consumo de 300 litros/habitante. As próximas etapas serão o aproveitamento da nascente do Rio Barigui (Almirante Tamandaré), em licitação; a utilização da barragem do Rio Verde da Petrobrás (Campo Largo), cujos projetos estão sendo executados e os recursos estão previstos no PAC Saneamento e a barragem do Rio Miringuava (São José dos Pinhais), que deve entrar em operação até 2.015. A cada vez será necessário buscar água mais longe. A partir de 2.050 já está prevista a captação de água da represa do Capivari, em Campina Grande do Sul.




< voltar