Morumbi se torna vitrine de reciclagem para São Paulo

Data: 30/07/2008

Morumbi se torna vitrine de reciclagem para São Paulo


Implantado há um ano, o Movimento Recicla Morumbi já recolhe 1,3% de todo lixo reciclável produzido na região; a média do restante
da capital é de menos de 1%

O Morumbi, região predominantemente luxuosa de São Paulo, tornou-se uma vitrine para os demais bairros paulistanos quando o assunto é coleta seletiva e reciclagem. Criado há um ano pela Associação Franquia Solidária (Afras), o Movimento Recicla Morumbi já pode comemorar a coleta de 1,3% de todo o material reciclável que o local produz. A média do restante da capital é de menos 1%. Por mês, já é enviado à reciclagem 50 toneladas de material, proveniente de 35 condomínios e cinco empresas do sistema de franquias que aderiram ao projeto de coleta seletiva.

Mas o Recicla Morumbi estima que o potencial de reciclagem da região possa chegar a três mil toneladas por mês. Ao mesmo tempo em que existe muito espaço para crescer, o projeto quer disponibilizar sua metodologia para outros bairros. "Queremos promover um estilo de vida mais sustentável, capaz de gerar trabalho e renda para população excluída. A Afras se dispõe a orientar outras localidades da cidade ou do país que tenham interesse em implantar esse tipo de movimento", afirma Eleine Bélaváry, diretora executiva da entidade e uma das coordenadoras do Recicla.

A região do Morumbi compreende bairros como Vila Progredior, Caxingüi, Jardim Guedala, Cidade Jardim, Real Parque, Vila Morumbi, Paineira do Morumbi, Jardim Panorama, Jardim Sílvia, Jardim Paulistano, além de 330 comunidades carentes como Paraisópolis e Jardim Colombo. Mais de 10% do total de favelas paulistanas estão localizadas lá. Dos 200 mil habitantes da área, cerca de 100 mil pessoas vivem nessas favelas.

Foi este grande contraste social que motivou um shopping da região, algumas franquias, empresas e moradores do local a criar o Movimento Recicla Morumbi. Hoje, essas 50 toneladas de material reciclável já permitiram à cooperativa Coopercaps, de Interlagos, abrir nove novas vagas para cooperados, que através desse trabalho conseguem retirar uma renda mensal que varia entre R$ 650 a R$ 1.100.

Fonte: Ex-Libris Comunicação Integrada


< voltar