Sabesp no 9º Encontro da Arquitetura e da Engenharia Consultiva de São Paulo

Data: 25/09/2009

Sabesp no 9º Encontro da Arquitetura e da Engenharia Consultiva de São Paulo


Com o objetivo de debater sobre o futuro da Região Metropolitana da Baixada Santista, tratando dos desafios que governo e empresas privadas estão ultrapassando para atender às demandas crescentes associadas ao desenvolvimento da região, aconteceu nesta quarta-feira (23/09) o 9º Encontro da Arquitetura e da Engenharia Consultiva de São Paulo, promovido pelo Sindicato Nacional das Empresas de Arquitetura e Engenharia Consultiva (Sinaenco), no Parque Balneário Hotel, em Santos.

Representando o presidente Gesner Oliveira, convidado a integrar a mesa de debates sobre Urbanização, Habitação e Saneamento, o superintendente de Gestão do Programa de Recuperação Ambiental da Baixada Santista (TB) José Luiz Salvadori Lorenzi deu início à apresentação lembrando a importância das intervenções que a Companhia vem executando ao longo dos anos.

“O índice de mortalidade infantil reflete o resultado dos trabalhos da Sabesp. Em 1982, eram quase 50 óbitos por mil nascidos. Hoje caiu para 10”, disse Lorenzi, que seguiu a explanação focando nos trabalhos que tem sido feito na Baixada Santista dentro dos programas Onda Limpa e Mambu Branco, ambos com término previsto para 2011.

Também foi abordado o programa Canal Limpo, desenvolvido pela RS em parceria com as prefeituras, visando a melhoria da balneabilidade das praias.

Na ocasião, também esteve compondo a mesa o secretário dos Transportes de Estado de São Paulo Mauro Arce, que se declarou feliz em participar novamente deste evento, reafirmando a importância do trabalho dos arquitetos e engenheiros para a execução de uma obra.

“Se imaginarmos o desenvolvimento do Turismo ou de outras atividades oriundas da extração do pré-sal, percebemos que precisamos melhorar a infra-estrutura para atender a demanda que virá”.

Arce, que já ocupou o cargo de secretário de Energia, Recursos Hídricos e Saneamento, comentou sobre a participação da Companhia neste encontro. “A Sabesp está fazendo um trabalho fantástico na Baixada Santista e isso é extremamente importante, tendo em vista as dificuldades encontradas pela sazonalidade da região. É um trabalho que só a Sabesp, com toda sua capacidade técnica, pode fazer. Tenho muito orgulho em ter convivido por quatro anos com esta empresa”, concluiu o secretário, lembrando-se que acompanhou a realização da travessia subaquática Santos – Guarujá, sistema que entrou em operação em abril de 2006 para reforçar e garantir o abastecimento pleno da cidade de Guarujá.

Dando continuidade ao evento, o secretário de Planejamento de Santos, Bechara Abdalla Pestana Neves falou sobre o processo de revisão do Plano Diretor de Santos.

“Hoje o cenário do Plano Diretor está focado em oito áreas principais de desenvolvimento de Santos, que são Turismo, Meio Ambiente, Logística, Porto Indústria, Energia, Pesquisa e Desenvolvimento, Desenvolvimento Urbano e Pesca Agricultura”, explicou.

Representando o diretor-presidente da CDHU, a gerente Mônica Therezinha Bartié Rossi falou sobre a atuação da Secretaria Estadual da Habitação/CDHU, ressaltando o Programa de Recuperação Socioambiental da Serra do Mar, que tem como principal meta a extinção dos núcleos de moradia em áreas do Parque Estadual da Serra do Mar, no município de Cubatão.

“Hoje estamos com 4.636 unidades habitacionais em construção. No total, cerca de 7.760 famílias serão beneficiadas com este programa”.

Por fim, para falar sobre governança metropolitana, a diretora técnica da Agência Metropolitana da Baixada Santista (AGEM) Débora Blanco Bastos apontou dentro do cenário de crescimento, as oportunidades para o litoral.

“O Governo do Estado nunca investiu tanto em Saneamento Ambiental, Transporte e Habitação, três áreas estruturais para o desenvolvimento urbano. O negócio é desenvolver a região e, ao mesmo tempo, dar qualidade de vida”, concluiu Bastos.

Também acompanhou o evento o gerente do Departamento de Gestão e Desenvolvimento Operacional (RSO) Marco Antonio Silva de Oliveira, o gerente do Departamento de Planejamento e Controle Elísio Jacques Almeida Castro, o coordenador de Empreendimentos de Esgotos Sul Luiz Alberto Neves Alário, além de Atílio Mariano Pereira, da Diretoria de Sistemas Regionais.


< voltar