Sanepar: Obras garantem água até 2015

Data: 22/09/2008

Sanepar: Obras garantem água até 2015


A nova represa aumenta a capacidade de Curitiba para sustentar estiagens, evitando a adoção de procedimentos restritivos, como o corte da distribuição em algumas regiões. E o sistema Miringuava, que será abastecido, por enquanto, pelo Rio Miringuava, tem capacidade de tratamento de 2 mil litros de água por segundo, com sete reservatórios de capacidade superior a 40 milhões de litros.

Estimadas em R$ 210 milhões, as obras devem aumentar em dois meses a capacidade de suportar estiagens da grande Curitiba, além de ampliar a capacidade de abastecimento. Segundo o diretor de investimentos da Sanepar, Heitor Wallace Mello e Silva, o sistema de tratamento ainda não estava sobrecarregado, mas sofria quando a falta de chuva era prolongada. “Em 2006, houve a maior estiagem dos últimos tempos. E a distribuição de água teve algumas restrições. Mas essa é uma amplicação normal, que acompanha o crescimento populacional”, afirma.

A Sanepar já prepara outras construções para manter o abastecimento de água da Grande Curitiba. A primeira obra, com conclusão prevista até 2015, é a barragem do próprio Rio Miringuava. “Já foram organizadas duas audiências públicas. Todos os estudos necessários foram realizados, mas estamos discutindo com a comunidade a melhor maneira de realizar o processo”, diz o coordenador das obras do Sistema, Domingos Budel. “Em razão da inundação da área, aproximadamente R$ 5 milhões serão gastos em medidas compensatórias.”






< voltar