Hora de Acordar Global

Data: 21/09/2009

Hora de Acordar Global


As duas maiores cidades brasileiras serão palco, nesta segunda-feira, dia 21 de setembro, de uma série de eventos que tem uma mensagem comum: os governos precisam se posicionar, definir e aprovar um acordo justo, ambicioso e comprometido na 15ª Conferência das Partes (COP-15) da Convenção-Quadro das Nações Unidas sobre Mudanças Climáticas. A cúpula de governos mundiais se reunirá em Copenhague, Dinamarca, de 7 a 19 de dezembro de 2009.

As ações fazem parte da “The Global Climate Wake up Call“, que reunirá milhares de iniciativas ao redor do mundo com o objetivo de mobilizar a sociedade para garantir que seus governantes assumam suas responsabilidades e encarem com a seriedade e a urgência necessária, o maior desafio que a humanidade enfrenta.



No Brasil, o Hora de Acordar Global, como é chamado o dia 21 de setembro, reunirá mais de 180 eventos, em todos os estados do País.



No Rio de Janeiro estão programadas 12 atividades. Entre elas, acontece, a partir das 10h, no Jardim Botânico, o Dia do Clima, ou simplesmente Dia C, que tem por objetivo unir todo o Estado numa luta conjunta à favor da biodiversidade, das águas e contra o aquecimento global. O plantio de árvores no próprio Jardim Botânico contará com a presença do ministro do Meio Ambiente, Carlos Minc, do governador do Estado do Rio de Janeiro, Sérgio Cabral, e do vocalista do Detonautas, Tico Santa Cruz, que acaba de aderir à campanha TicTacTicTac.



Já na cidade de São Paulo, a população pode se engajar em 15 iniciativas. Três delas se complementam e serão realizadas em um dos cartões-postais da cidade: a Avenida Paulista. É lá que, a partir das 12h as pessoas poderão escolher entre tomar lugar em uma flashmob (mobilização relâmpago) nas escadarias em frente prédio da Gazeta (Avenida Paulista, 900) ou participar de uma mobilização no Vão Livre do MASP (Avenida Paulista, 1578). Às 12h30, o pessoal reunido em frente à Gazeta seguirá para o MASP. Juntos, irão de encontro ao terceiro grupo, que partiu, também às 12h, da Av. Doutor Arnaldo, em frente à Faculdade de Medicina, para o local final da passeata, a calçada do Center 3 (Av. Paulista, 2064).

A Ação pelo Clima no Brasil faz parte da Campanha TicTacTicTac, uma aliança inédita de organizações não-governamentais (ONGs), sindicatos, grupos religiosos e pessoas que busca mobilizar, por meio de um amplo abaixo-assinado, organizações, públicas e privadas, redes e a sociedade em geral para pressionar os governos das nações que participarão da COP-15 a se posicionarem a favor de um acordo justo, ambicioso e comprometido. Todas as assinaturas colhidas no abaixo-assinado fazem parte do banco de dados da campanha mundial. Além disso, a campanha incentiva toda a sociedade civil a proativamente organizar ações paralelas para debater o tema, podendo divulgá-las no site www.tictactictac.org.br. No endereço, também é possível acompanhar a agenda de ações em todos os países participantes da campanha.



Por meio de uma plataforma online, desenvolvida pela Avaaz, organização parceira da TicTacTicTac, qualquer pessoa ou organização pode cadastrar seu evento ou identificar algum evento próximo de sua localidade para participar no dia 21. Para isso, basta acessar o site da campanha.





Sobre a GCCA-BR

Lançada no primeiro semestre de 2009, a Campanha Global de Ações pelo Clima (GCCA-BR), batizada de Campanha TicTacTicTac, possui um Conselho Consultivo composto por uma grande variedade de personalidades e organizações representativas da sociedade brasileira, incluindo: Avaaz, Greenpeace, Idec, Inesc, Idecri, Oxfam, Vitae Civilis, WWF-BR, Instituto Ethos, Akatu e MST.



Mais informações: www.tictactictac.org.br

As atividades da campanha global estão disponíveis no site http://tcktcktck.org.

Plurale


< voltar