74% dos municípios do Estado de São Paulo já dependem parcial ou integralmente do abastecimento de água subterrânea, aponta Essencis Soluções Ambientais

Data: 15/09/2009

74% dos municípios do Estado de São Paulo já dependem parcial ou integralmente do abastecimento de água subterrânea, aponta Essencis Soluções Ambientais


Do total de recursos hídricos do Planeta, apenas 2% são de água doce e líquida. Deste total, 97% são de água subterrânea, o que mostra a importância do recurso hídrico subterrâneo. Dentro deste cenário, 74% dos municípios do Estado de São Paulo dependem parcial ou integralmente de abastecimento dos aqüíferos subterrâneos. Por isso, a importância de protegê-los de eventuais contaminações.

Este é um dos panoramas que a Essencis Soluções Ambientais, por meio de sua divisão Engenharia e Consultoria Ambiental, irá mostrar no I Congresso Internacional de Meio Ambiente Subterrâneo (I CIMAS) durante palestra no dia 17 de setembro, focando principalmente a contaminação de alguns aqüíferos subterrâneos e o que a empresa tem realizado para resolver essa questão. O I CIMAS acontece de 15 a 18 de setembro em São Paulo e tem organização da Associação Brasileira de Águas Subterrâneas (ABAS)

“A disponibilidade de água nos grandes centros, como São Paulo, está muito abaixo do recomendado pela Organização Mundial da Saúde (OMS) e, infelizmente, as políticas públicas de proteção aos aquiferos subterrâneos são muito tímidas e as existentes não são respeitadas”, afirma Giovana Setti, superintendente da Engenharia e Consultoria Ambiental da Essencis Soluções Ambientais. “Sem contar que existem alguns aquiferos que estão contaminados, como o localizado no bairro de Jurubatuba, em Santo Amaro, São Paulo”, comenta.

A companhia, líder no mercado ambiental brasileiro, foi uma das escolhidas pela comissão técnica do I CIMAS, entre as 100 que estavam concorrendo, para apresentar sua experiência no tratamento de aqüíferos contaminados. A empresa fará uma palestra no dia 17 de setembro sobre uma “Investigação detalhada de uma área contaminada por etenos clorados”.

O trabalho demonstra um outro caso real e de grande complexidade que a empresa está atuando. É um projeto entre vários da Essencis Soluções Ambientais, que vem atuando ativamente na proteção e recuperação de áreas impactadas, que hoje, de acordo com informação da Cetesb, são mais de 2200 no Estado de São Paulo.

Sobre I CIMAS
Durante quatro dias, conferências e debates tratarão das responsabilidades, tecnologias, problemas e soluções para a sustentabilidade dos recursos naturais subterrâneos no País. As interações ambientais e geológicas, que ocorrem debaixo de nossos pés, entre solo, rochas, águas subterrâneas e outros organismos, afetam diretamente o ambiente em que vivemos. Para alertar a sociedade sobre a importância do assunto e reunir especialistas em busca de soluções para gestão e conservação destes recursos, a Associação Brasileira de Águas Subterrâneas (ABAS) promove o I Congresso Internacional de Meio Ambiente Subterrâneo (CIMAS). As inscrições para o CIMAS podem ser feitas pelo site: www.abas.org/cimas

O evento será realizado entre os dias 15 e 18 de setembro no Centro Fecomércio de Eventos, em São Paulo. O objetivo do congresso é colocar em debate, as discussões mais relevantes e atuais sobre o assunto, além de suas futuras implicações. "Este é o primeiro grande evento do país direcionado aos profissionais e empresas envolvidas no setor de meio ambiente subterrâneo. A ideia é proporcionar a troca de informações, além de divulgar o tema com maior clareza para a sociedade", afirma Everton de Oliveira, presidente da Comissão Organizadora do evento e secretário executivo da ABAS.

Os temas de destaque do evento são: Gestão integrada das águas superficiais e subterrâneas no País; técnicas de investigação e novas tecnologias para remediação de áreas contaminadas; impactos dos processos industriais no meio ambiente subterrâneo; responsabilidades, riscos à saúde e sustentabilidade no uso das águas subterrâneas.

Paralelamente ao congresso, será realizada ainda uma feira de produtos e serviços para a água, a Fenágua - Feira Nacional da Água -, um espaço de exposição, empresarial e institucional, exclusivo para promoção dos negócios do setor.

Sobre a Essencis Soluções Ambientais
A Essencis Soluções Ambientais (www.essencis.com.br) tem como eixo central a Gestão Ambiental Integrada e não somente a gestão e tratamento de resíduos. Isso significa identificar e incorporar tecnologias ambientais de ponta, processos e procedimentos em busca do melhor aproveitamento e do uso eficiente dos recursos naturais da cadeia produtiva, considerando o ciclo de vida total do produto. Significa também aplicar inovação e conhecimento para aumento da eficiência por meio do uso racional dos recursos, minimizando a geração de resíduos e maximizando o reuso e o reaproveitamento.

A empresa busca uma atuação decisiva e pró-ativa na construção do futuro, estando sempre à frente do movimento de transformação, liderando os novos rumos e antecipando tendências em prol do desenvolvimento sustentável. Fundada em 10 de setembro de 2001, é uma organização controlada por dois grandes e sólidos grupos empresariais: a Camargo Corrêa e a Solví. Empresa líder no mercado de soluções ambientais, com atuação em todo território nacional, tem unidades em São Paulo, Rio de Janeiro, Minas Gerais, Paraná, Santa Catarina. Seu portfólio de serviços conta com três grandes frentes de negócios: Tratamento e Destinação Final de Resíduos, Essencis Manufatura Reversa e Engenharia e Consultoria Ambiental.

A Gestão Ambiental Integrada da Essencis Soluções Ambientais está dividida em três grandes frentes mercadológicas:

Soluções em Tratamento e Destinação Final de Resíduos
Nesta área, estão concentradas todas as tecnologias de ponta para tratamento e destinação de resíduos, como dessorção térmica, incineração, co-processamento, biogás, aterros, tratamento de efluentes, biopilha e laboratório de última geração para caracterização e classificação de resíduos e análise de água conforme a legislação vigente. As unidades localizam-se em São Paulo, Minas Gerais, Rio de Janeiro, Paraná e Santa Catarina

Soluções em Manufatura Reversa
Unidade de negócios criada em 2008 para oferecer soluções alinhadas com um dos principais mandamentos da sustentabilidade: recuperar e reaproveitar o máximo. Este é o objetivo da Essencis Manufatura Reversa que oferece tecnologia de desmontagem, descaracterização e reaproveitamento de partes recicláveis de equipamentos como geladeiras, congeladores, condicionadores de ar, eletroeletrônicos, veículos, máquinas, entre outros. Ou seja, produtos descartados ganham nova vida na forma de materiais e matérias-primas reintegradas aos processos industriais e utilizadas em novas aplicações. O que não pode ser reaproveitado é tratado e encaminhado para a destinação final adequada. A unidade móvel permite atuação nacional desta solução.

Soluções em Engenharia e Consultoria
Nesta unidade de negócios estão concentradas soluções que contemplam a sustentabilidade de forma abrangente, como a realização de auditorias ambientais, gerenciamento de áreas contaminadas, gestão ambiental no mercado de óleo, gás e energia, gestão estratégica de água, gestão de emissões atmosféricas, projetos de mecanismo de desenvolvimento limpo e gerenciamento ambiental de obras de infraestrutura. Os escritórios localizam-se em São Paulo, Minas Gerais e no Rio Grande do Sul.


< voltar