Mortalidade infantil está em declínio no mundo

Data: 14/09/2009

Mortalidade infantil está em declínio no mundo


O Fundo das Nações Unidas para a Infância, Unicef, indicou nesta quinta-feira que a taxa global de mortalidade para crianças com menos de cinco anos apresentou novo declínio em 2008. Dados da agência revelam que a taxa de mortalidade para esta faixa etária teve queda de 28% desde 1990. Em 2008, apenas se registraram 65 óbitos por 1 mil nascimentos, comparado com 90 mortes em 1990.

Redução de Mortalidade

Segundo o Unicef, em números absolutos, cerca de 8,8 milhões de crianças com menos de cinco anos morreram o ano passado, uma redução de quase 4 milhões em relação a 1990. A diretora-executiva da agência das Nações Unidas, Ann Veneman, disse que apesar da redução significativa no número de óbitos infantis, é inaceitável que quase 9 milhões de crianças continuem morrendo todos os anos.

O órgão atribui o contínuo declínio na taxa global de mortalidade infantil a uma combinação de fatores, incluindo campanhas de vacinação e o uso de redes mosquiteiras contra a malária, entre outros males.

Avanços Significativos

De acordo com o Unicef, os progressos são registrados em todas as regiões do mundo. Um exemplo significativo é o Malaui, onde a taxa de mortalidade infantil sofreu uma queda de 2/3 nos últimos 18 anos.
De acordo com o Unicef, apesar dos progressos registrados em muitos países, a taxa global de redução da mortalidade infantil é insuficiente para atingir as Metas do Milênio. África e Ásia ainda representam 93% de todas as mortes de crianças com menos de cinco anos no mundo.

(Radio ONU)




< voltar