Nanotecnologia: a manipulação do invisível

Data: 10/09/2009

Nanotecnologia: a manipulação do invisível


Do Centro Ecológico para o EcoDebate

A nanotecnologia manipula átomos e moléculas para realizar processos, construir coisas ou construir seres vivos, desencadeando uma onda de inovações em todos os setores da indústria. Ela funciona re-arranjando a matéria na escala de átomos, que são a forma mais elementar da estrutura de qualquer coisa ou de qualquer ser vivo.

Em geral, se ouve falar muito das coisas positivas da nanotecnologia. Mas há uma série de questões relacionadas a ela para as quais ainda não existem respostas nem conhecimento suficiente para se conseguir avaliar integralmente suas consequências. Que impacto as partículas nanoestruturadas podem ter na saúde e no meio ambiente? E no campo social, as inovações vão servir para a sociedade como um todo ou irão aumentar ainda mais as diferenças?

Com ausência total de regulamentação no Brasil, assim como no resto do mundo, os investimentos públicos e privados são utilizados basicamente para acelerar a pesquisa e o desenvolvimento de novos processos e aplicações. Da mesma maneira que ocorre com os transgênicos, muito se fala de competitividade e de que o País não pode ficar para trás. Mas pouquíssima atenção e quase nenhum recurso são destinados a uma avaliação séria dos impactos da nanotecnologia. E a participação da sociedade no processo é praticamente nula, até por desconhecimento sobre o tema.

Numa promoção da ASA Brasil e Rede Ecovida de Agroecologia, o Centro Ecológico, com apoio e colaboração de entidades parceiras, produziu a revista Nanotecnologia - A manipulação do invisível, com o objetivo de disponibilizar informações sobre o desenvolvimento técnico e comercial da nanotecnologia e seu impacto na agricultura, na alimentação e na saúde, bem como as consequências sociais, ambientais e econômicas de sua utilização.

Questões como o que é a nanotecnologia, por que é importante conhecer esse assunto, quais os possíveis impactos da nanotecnologia nos direitos individuais, no campo social, na saúde humana e no meio ambiente, quais as aplicações das nanotecnologias na cadeia alimentar – agricultura e alimentos e cosméticos, entre outras, estão disponíveis para download gratuito em: http://www.centroecologico.org.br/novastecnologias.aspx

(EcoDebate)




< voltar