Bancos mais sustentáveis

Data: 03/09/2009

Bancos mais sustentáveis


O Bradesco e o Itaú-Unibanco são os bancos mais sustentáveis da América Latina. Esse é o resultado da pesquisa divulgada pelo terceiro ano consecutivo pela Management & Excellence (M&E), empresa de consultoria estratégica da Espanha, que atua há mais de oito anos na América Latina, com filial no Brasil.

No ranking “Os 40 maiores bancos da América Latina em Sustentabilidade”, o Brasil se destacou com mais duas instituições: Santander-Real e Banco do Brasil, ambas empatadas na terceira posição.

A Management & Excellence avaliou bancos da Argentina, Chile, México, Colômbia, Venezuela, Peru e Brasil, de acordo com 151 critérios nas áreas de Sustentabilidade, Responsabilidade Social e Governança Corporativa, incluindo indicadores como Ibovespa, Global Reporting Initiative (GRI), OECD, NYSE, ILO, Global Compact, Millennium Goals etc.

“É um sinal de maturidade do sistema financeiro brasileiro que quatro instituições financeiras brasileiras estejam liderando o ranking, destacando-se entre os cinco primeiros colocados, pois a pesquisa traz a performance comparada com outros bancos internacionais e funciona como ferramenta de gestão, não esgotando o assunto mas ressaltando boas práticas e servindo como benchmark”, explica Angélica Blanco, diretora da Management & Excellence no Brasil.

O segundo lugar do ranking ficou com o Santander do México, enquanto os bancos chilenos BCI e BBVA ocupam o quarto e quinto lugar respectivamente.

É a segunda vez consecutiva que Bradesco e Itaú-Unibanco aparecem empatados na primeira posição e se posicionam na frente de instituições financeiras da América Latina, atendendo 98,68% dos 151 critérios analisados. O banco chileno BCI também ocupou lugar de destaque, com o terceiro lugar no ano passado e a quarta posição em 2009.

Ao todo este ano participaram do ranking seis bancos brasileiros, incluindo a Nossa Caixa (16º lugar) e Banrisul (23º lugar). Em 2008 foram dez bancos nacionais, mas ainda não havia a fusão Itaú-Unibanco e Santander-Real. O estudo realizado com os 40 maiores bancos da América Latina em ativos, de acordo com a Lista da Economática® de 2009, é resultado de uma parceria com a revista Latin Finance.

Fonte: Plurale



< voltar