A Comunicação como estratégia e consolidação da sustentabilidade corporativa

Data: 01/09/2009

A Comunicação como estratégia e consolidação da sustentabilidade corporativa


Nelson Tucci, Especial para Plurale em site (*)


A mente humana só funciona por comparação. Esta tese já é por demais conhecida. Portanto, ao fatos: no passado longínquo, ninguém acreditava que o homem pudesse voar. Hoje o avião é um dos meios mais utilizados de transporte no mundo. No passado mais recente da humanidade alguém arriscou dizer que o negro era inferior ao branco. Hoje o presidente da nação mais rica do planeta é negro. No passado século, a mulher tinha um papel acessório na sociedade. Hoje é linha de frente. No passado bem recente, empresas tratavam a comunicação como “perfumaria”. Hoje comunicação corporativa é estratégica, e por isso mesmo imprescindível. Que me perdoem os saudosistas, mas este presente é bem melhor que o passado!

Sociedades evoluem. São criados mecanismos diversos de organização e de reorganização da produção e de acomodação das novas demandas geradas por força dessa evolução. Nunca na história deste país se falou tanto em gestão.

A primeira vez que ouvi a expressão Corporate governance, ainda nos anos 1990, desenhei um ponto de interrogação no rosto. E tive a humildade necessária para perguntar o significado a um analista do mercado de capitais, ao meu lado na oportunidade. Ele me enrolou, enrolou, enrolou e... não explicou. Ninguém sabia direito o que era a tal “governança corporativa”, uma palavra traduzida de forma lacônica.

Hoje 9 entre 10 empresários devem conhecer a expressão. Os maiores a incorporaram e a média nacional sabe exatamente do que se trata. Mas, que percentual a pratica? Desconheço estatísticas a esse respeito, embora tenha visto, empiricamente, o descompasso de muitos ao tentar acompanhar a música.

É exatamente neste ponto do ´espetáculo´ que entram os instrumentos para não deixar a orquestra cair. Também chamado genericamente de “ferramentas da comunicação”, o arsenal de que se dispõe atualmente é grande. Só é preciso saber utilizar.

Ninguém se torna artista plástica (o) depois de uma semana de raspagem de pedra sabão com uma prosaica faca de cozinha. Assim é o processo de comunicação, que necessariamente deve ser desenvolvido, organizado e monitorado pelos profissionais da comunicação.

A sustentabilidade de uma organização está fundamentada no tripé econômico, social e ambiental. O famoso triple bottom line precisa, necessariamente, de amarração, de integração, de pulsação. Atualmente não basta à organização cuidar de sua sobrevivência econômica para o próximo quinquênio. É necessário conhecer seu nível de alavancagem, profissionalização da gestão, perspectivas de crescimento e adaptabilidade, inovação etc. Assim como botar dois patinhos em um lago artificial (como eu vi uma conhecida empresa aberta fazer em seu Relatório Anual) não é sinônimo de política ambiental, da mesma forma que “dar o vale-transporte” não esgota as “ações sociais” de nenhuma corporação.

É imperativo existir os vasos comunicantes. O processo de comunicação, portanto, é intrinsecamente ligado ao compromisso que a organização tem com os seus stakeholders. Apoiar a estratégia da companhia, associação ou entidade de terceiro setor (não importa quaisquer dessas figuras, pois a carência é a mesma) é imprescindível não só para a sua perenidade, como para a consecução das aclamadas boas práticas de governança corporativa olhando de frente os desafios impostos pelo cenário competitivo.


(*) Nelson Tucci (nelson.tucci@uol.com.br) é jornalista profissional, tem cursos de Extensão Universitária em Meio Ambiente pela Universidade de São Paulo (USP), pós-graduação em Comunicação e Relações com Investidores (FIPECAFI-FEA/USP), é diretor da Virtual Comunicação e colaborador da Plurale.


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