Estrogênio provoca doenças e até morte de peixes

Data: 29/08/2009

Estrogênio provoca doenças e até morte de peixes


por Allison Winter
FLICKR/VELO STEVE

Peixes contaminados com hormônios femininos: Alguns achigãs machos estão criando ovos, o que é atribuído à presença de estrogênio nos rios.

Estudo do Levantamento Geológico dos Estados Unidos (USGS, na sigla em inglês) mostrou que a exposição ao estrogênio reduz a capacidade de peixes produzirem proteínas imunológicas (que ajudam a evitar doenças) e indicam uma possível relação com a ocorrência de peixes intersexuais e a recente mortandade nos rios Potomac e Shenandoah.

O relato, publicado na edição de junho de Fish & Shellfish Immunology, se soma a um crescente número de pesquisas que relatam problemas com os níveis de estrogênio encontrados em rios americanos.

Outra pesquisa encontrou evidências de exposição de estrogênio em populações de peixes marinhos e de água doce. Em trabalho anterior, cientistas da USGS encontraram ocorrências generalizadas de peixes com características "intersexuais" ─ peixes machos carregando células-ovo femininas imaturas nos seus testículos – nos rios Potomac e Shenandoah. Outros pesquisadores também observaram problemas semelhantes em peixes no sul da Califórnia e em laboratórios no Canadá e nos Estados Unidos. Os pesquisadores não detectaram a fonte de estrogênio, mas suspeitam que resulte de alguns poluentes e medicamentos nos cursos d\\'água.

Para a nova pesquisa, os cientistas da USGS injetaram estrogênio no achigã, em testes de laboratório, e descobriram que o peixe produziu níveis mais baixos de hepcidinas ─ proteínas que regulam o ferro e podem ser a primeira linha de defesa contra bactérias, fungos e vírus causadores de doenças.

Fonte:http://www2.uol.com.br/sciam/noticias/estrogenio_provoca_doencas_e_ate_morte_de_peixes.html



< voltar