Encontro pede inclusão da água em Copenhague

Data: 24/08/2009

Encontro pede inclusão da água em Copenhague


Os participantes da Semana Mundial da Água 2009, que acontece em Estocolmo, na Suécia, pediram na sexta-feira (21/8) para que as conclusões do encontro sejam incorporadas nos debates durante a Conferência sobre Mudança Climática marcada para dezembro.

O evento, que será encerrado no sabado (21/8), conta com 2,5 mil participantes, incluindo especialistas e representantes de 130 países, que estão debatendo temas relacionados à conservação e acesso à àgua e seu impacto no meio ambiente.

Impacto Global

Entre as conclusões da reunião estão a importância da água na economia dos países, habitação urbana e saúde pública. Além disso, foi destacado que as negociações sobre o clima devem levar em conta o valor da água para o meio ambiente, desenvolvimento sustentável e bem-estar da população.

O coordenador geral da Agência Nacional de Águas do Brasil, ANA, Antônio Felix Domingues, falou à Radio ONU, de Estocolmo, sobre as propostas que surgiram na Semana Mundial da Água.

“Nós vimos aqui uma série de experiências relacionadas a pagamentos por serviço ambiental. Se uma pessoa tem um manancial de água, que é importante para uma cidade, esta comunidade tem que prover para esta pessoa, fazenda, parque federal ou área que está produzindo água de boa qualidade algum retorno econômico. Porque senão, quando vier a pressão imobiliária ou a pressão por alguma atividade agrícola predatória, a pessoa acaba cedendo”, declarou Domingues.

Maior Cooperação

A declaração da Semana Mundial da Água também pediu uma maior cooperação financeira e tecnológica à administração dos recursos hídricos nos países em desenvolvimento.

A Semana Mundial da Água é um encontro anual realizado em Estocolmo desde 1991.

(Radio ONU)



< voltar