PURC e ABAR oferecem curso sobre desafios de regular energia e saneamento no Brasil

Data: 18/08/2009

PURC e ABAR oferecem curso sobre desafios de regular energia e saneamento no Brasil


Como divulgado pela ABAR em um boletim especial, enviado na semana passada, e na página www.abar.org.br (veja programação detalhada), uma parceria da Associação com a Public Utility Research Center (PURC), a Universidade da Flórida (EUA) resultará no curso Desafios da Regulação em Energia Elétrica e Saneamento no Brasil.

O objetivo das duas instituições é colaborar com a regulação do setores de energia elétrica e saneamento, proporcionando aprofundamento teórico e técnico, panoramas sobre os dois setores, além de intercâmbio e atualização de informações sobre importantes experiências em ambos. A programação encontra-se na página www.abar.org.br desde ontem.

O curso terá duração de quatro dias ─ de 22 a 25 de setembro. São oferecidas 50 vagas para especialistas brasileiros nas duas áreas. Os especialistas formarão dois grupos de 25 pessoas para o aprofundamento dos debates acerca do setor elétrico, que conta com mais de dez anos de regulação, e o setor de saneamento, regulado mais recentemente. As inscrições devem ser feitas pelo e-mail secretaria@abar.org.br.

O curso será todo ministrado na Escola Nacional de Administração Pública (Enap) em Brasília (www.enap.gov.br). Vão ministrar as aulas, pela PURC, os professores Ashley Brown e Sanford Berg, e professores Ivan Camargo e Paulo César Montenegro de Ávila e Silva, pela ABAR.

A direção da ABAR informa que os associados têm taxa de R$ 3.100,00 e os não sócios de R$ 3.400,00. Diferente do informado no boletim especial, os valores já incluem alojamento duplos ou triplos na ENAP, café da manhã e almoço. Os cursos terão tradução simultânea inglês/português.


Perguntas e propostas


O que estaria faltando no setor elétrico brasileiro e no setor de saneamento básico do Brasil para atender os principais fundamentos da regulação e suscitar melhores práticas em ambos? Estes são dois eixos que nortearão debates supervisionados por Berg e Brown, por exemplo.

Estudos de caso nos dois setores fazem parte de outro eixo estratégico. Os casos estudados serão apresentados pelos professores Brown, Berg, Camargo e Silva.

A ideia dos organizadores é, no final dos trabalhos, que surjam propostas de melhoria de regulação do setores elétrico e de saneamento brasileiros, com um debate mixto dos dois grupos sobre tais propostas, além de exposição, tudo coordenado pelos quatros mestres. O curso terá certificação. Mais informações nos telefones da ABAR ─ 62 3224-2560 e 62 3224-6079 (telefax).

Fonte: ABAR


< voltar