WAL-MART PROMOVE 2º PRÊMIO VAREJO SUSTENTÁVEL

Data: 18/08/2009

WAL-MART PROMOVE 2º PRÊMIO VAREJO SUSTENTÁVEL


Estão abertas as inscrições para o 2º Prêmio Varejo Sustentável Wal-Mart Brasil. A premiação é direcionada a estudantes de nível técnico e universitário, de qualquer área de formação, com interesse em buscar novas práticas para o desenvolvimento sustentável. A discussão proposta gira em torno de como satisfazer as necessidades do consumidor sem comprometer os recursos para as gerações futuras.

Iniciativa pioneira do varejo, o prêmio tem como objetivo fomentar e provocar a discussão de sustentabilidade no meio acadêmico de todas as áreas. Em sua primeira edição – 2008 - o Prêmio recebeu cerca de 900 inscrições.

Os trabalhos recebidos tiveram propostas alinhadas à necessidade de mudança em benefício das futuras gerações. Os três vencedores, dois estudantes de Minas Gerais e um de Curitiba, apresentaram projetos que envolvem o controle do lixo e o incentivo a atitudes sustentáveis para clientes, fornecedores e funcionários.

O prêmio - que conta com o apoio da WWF e do Instituto Envolverde - aceita inscrições de alunos de cursos de graduação, seqüenciais ou superior em tecnologia de todo o Brasil. Projetos diversos podem concorrer à premiação, desde que atinjam qualquer etapa da cadeia produtiva do varejo, garantam menor impacto ao meio ambiente e possam ser aplicados pelo segmento varejista supermercadista. Os trabalhos devem ser inéditos – ainda não aplicados no setor – e considerar os três pilares da sustentabilidade – benefícios ambientais, sociais e econômicos. Ou seja, precisam estar voltados para valores socioambientais, sem perder de vista o desempenho econômico.

Além disso, pelo menos uma das seguintes áreas deve ser contemplada: 1) ecoeficiência; redução e reciclagem de resíduos; 2) produtos e embalagens sustentáveis; 3) processos e métodos de avaliação, medição, minimização e mitigação dos impactos ambientais dos produtos comercializados pelo setor; 4) ações sociais no negócio.

Premiação e inscrição – O autor do melhor projeto do Prêmio Varejo Sustentável deste ano irá à matriz do Wal-Mart nos Estados Unidos, e à sede brasileira da empresa, em São Paulo, para visita técnica aos seus respectivos departamentos de sustentabilidade. Já o segundo e terceiro colocados ganham um notebook, participam da mesma visita em São Paulo. Dentre os vencedores, os projetos escolhidos pelo Wal-Mart para a implementação receberão prêmio adicional de R$ 12.000,00. Os professores-orientadores dos três projetos premiados serão contemplados com 01 palm top Motorola.

As inscrições podem ser feitas até o dia 09 de outubro pelo site www.premiovarejosustentavel.com.br. Lá também é possível consultar o regulamento.

SUSTENTABILIDADE – WAL-MART BRASIL

No Wal-Mart, a sustentabilidade é parte integrante das diretrizes corporativas da empresa, potencializando o desempenho econômico por meio de uma conduta social e ambiental correta. Esse conceito orienta a busca por alternativas e novas abordagens de negócios, alinhando o foco na produtividade, na redução de custos, no engajamento e na melhoria dos relacionamentos com os diferentes públicos estratégicos, no esforço para reduzir os impactos ambientais das operações e no fomento ao desenvolvimento social e econômico das comunidades.

O Wal-Mart assumiu vários compromissos para construir uma cadeia de suprimentos mais sustentável. São eles:

1. Compras responsáveis
Reduzir em 70% o fosfato nos detergentes para lavanderia e cozinha até 2013;
Oferecer produtos de lavanderia, no mínimo, 2 x mais concentrados até 2012;
Oferecer pelo menos 1 produto orgânico por categoria de alimentos até 2012;
Estimular as vendas de produtos com diferencial em sustentabilidade;
Apoiar e estimular o desenvolvimento de produtos de ciclo fechado;
Produtos de Marca Própria do Wal-Mart Brasil devem liderar pelo exemplo em sustentabilidade.

2. Redução de Resíduos
Reduzir as embalagens em 5% até 2013;
Implantar o Packaging Scorecard até 2009;
Reduzir o consumo de sacolas plásticas em 50% até 2013.

AMAZÔNIA

Pacto da Madeira – Promover o financiamento, produção, uso, comercialização e consumo de madeiras e produtos florestais apenas com certificação de origem sustentável.
Pacto da Soja – Estabelecer restrições ao financiamento, produção, uso, distribuição e consumo de grãos de soja (in natura ou processado) que tenham origem em áreas de desmatamento ilegal na Amazônia.
Pacto pela Erradicação do Trabalho Escravo – Estabelecer restrições comerciais às empresas e/ou pessoas identificadas em sua cadeia produtiva que se utilizem de condições degradantes de trabalho associadas a práticas que caracterizem escravidão.
Pacto da Pecuária – Não participar do financiamento, uso, distribuição, comercialização e consumo de produtos pecuários que tenham qualquer ilegalidade em sua cadeia, principalmente desmatamento e trabalho análogo ao escravo.  Exigir dos fornecedores de carne bovina plano de auditoria independente e de reconhecimento internacional que assegure que os produtos comercializados pelo Wal-Mart não são procedentes de áreas de devastação da Amazônia.


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