Ações de ecoeficiência da Amanco trazem redução de 75% no consumo de água nos processos de produção

Data: 12/08/2009

Ações de ecoeficiência da Amanco trazem redução de 75% no consumo de água nos processos de produção


A Amanco, um dos líderes mundiais em tubos e conexões, seguindo sua filosofia fundamentada no triplo resultado - econômico, social e ambiental - e apoiada nos conceitos de eco-eficiência, eco-design e eco-inovação, vem obtendo resultados muito positivos com a revisão de seus processos fabris e a oferta de produtos com reduzido impacto ambiental.

"A empresa busca a qualidade competitiva, visando a melhoria sustentada de seus resultados, aperfeiçoando continuamente seus processos, produtos e serviços, a fim de atender às expectativas de clientes, colaboradores e fornecedores. Esta é a visão da Amanco: implantar em nossos processos e produtos os conceitos de eco-design, eco-eficiência e eco-inovação", conclui Regina Zimmermann, Superintendente Industrial da Amanco Brasil.

Nos últimos sete anos, o programa de reuso de água industrial permitiu à empresa reduzir para menos de ¼ o consumo de água na produção de tubos, com tecnologias de filtragem e fechamento de circuitos de resfriamento. Entre 2002 e 2008, a média de consumo de água em litros por tonelada de tubos e conexões produzida caiu para 230 litros nas fábricas da Amanco. Na planta de Joinville, a troca de tecnologia na produção de tubos para o resfriamento permitiu uma redução de 1.500 litros de água por tonelada de tubos produzidos para 60 litros.

A moderna fábrica de Suape, inaugurada em 2005, é modelo de ecoeficiência, consumindo menos de 20 litros de água/ton de tubo produzido, além de contar com um moderno sistema de tratamento de efluentes, pelo qual a água reaproveitada é também aplicada na rega de jardins, descarga sanitária e lavagem de pisos.

Os resultados na área ambiental são efetivos para a empresa. Com a redução no consumo de água de processo em 75% e a melhoria dos indicadores de ecoeficiência, ao longo dos últimos sete anos, foram geradas para a Amanco economias de mais de U$ 20 milhões.



< voltar