ESTUDO INÉDITO MOSTRA: BRASIL AINDA SOFRE COM A DESTINAÇÃO INADEQUADA PARA OS RESÍDUOS SÓLIDOS

Data: 10/08/2009

ESTUDO INÉDITO MOSTRA: BRASIL AINDA SOFRE COM A DESTINAÇÃO INADEQUADA PARA OS RESÍDUOS SÓLIDOS


Quase a metade dos resíduos sólidos urbanos gerados, no Brasil, é disposta de maneira inadequada. É o que aponta o Panorama dos Resíduos Sólidos 2008, organizado pela Associação Brasileira de Empresas de Limpeza Pública e Resíduos Especiais (ABRELPE). O estudo será lançado, no próximo dia 10, na Federação das Indústrias do Estado de São Paulo (Fiesp), abrindo a semana em comemoração ao Dia do Combate à Poluição, celebrado em 14 de agosto.
A publicação reúne informações consolidadas e atuais do setor e resulta de pesquisa junto a 352 municípios das cinco regiões brasileiras, somando 85 milhões de habitantes, que concentram mais de 50% da população urbana. O mercado de serviços de limpeza urbana movimentou, no País, cerca de R$ 17 bilhões, em 2008, cabendo R$ 12 bilhões à iniciativa privada.

É preciso avançar mais

Mas, há dados preocupantes: déficit de aproximadamente 12% na coleta de resíduos sólidos urbanos e redução do número de municípios com serviços de coleta seletiva entre 2007 e 2008. Outro problema é a destinação inadequada de Resíduos de Serviços de Saúde: 43% têm destinação ignorada ou são descartados de forma incorreta.
De acordo com João Carlos David, presidente da ABRELPE, o documento é um incentivo para que, de alguma forma, todos sejam "fiscais do meio ambiente", contribuindo para o consumo consciente, reduzindo a geração de resíduos e prestigiando empresas que atuam efetivamente de forma sustentável.
O evento de lançamento do Panorama dos Resíduos Sólidos no Brasil 2008 tem o apoio institucional da Federação das Indústrias do Estado de São Paulo (Fiesp).

SERVIÇO
Lançamento do Panorama dos Resíduos Sólidos no Brasil 2008
Data: 10 de agosto de 2009
Horário: 9h
Local: Auditório 4º andar da Federação das Indústrias do Estado de São Paulo (Fiesp), av. Paulista, 1.313.



< voltar