Fórum Sul-Americano Preparatório para o 5º Fórum Mundial da Água tem segundo dia de discussões

Data: 16/09/2008

Fórum Sul-Americano Preparatório para o 5º Fórum Mundial da Água tem segundo dia de discussões


Os temas discutidos foram globalização; evolução da população, imigrações e urbanização; uso do solo e mudanças climáticas. Cada grupo apresentou os problemas atuais e potenciais relacionados com a água, os processos empregados para enfrentar os desafios hídricos e as recomendações sobre estratégias a implantar.

Entre as questões mais comentadas pelos participantes estavam a necessidade de maiores investimentos de recursos financeiros para o acesso à água potável e ao saneamento e a importância da sensibilização das comunidades no que se refere aos recursos hídricos.

A representante da Agência Nacional de Águas e presidente da Associación Sudamericana para el Agua (GWP Sudamerica – de acordo com a sigla em inglês) apresentou como uma das prioridades, no grupo que tratou sobre evolução da população, a elaboração de planos nacionais de Recursos Hídricos por todos os países da região, assim como vem trabalhando o Brasil.

Durante as atividades em grupo também houve uma sessão especial para parlamentares que contou com a presença dos senadores brasileiros Leomar Quintanilha e Renato Casagrande, além de senadores do Uruguai, Argentina e Paraguai.

Quintanilha destacou o compromisso firmado pelos presentes em fomentar o debate sobre os recursos hídricos nos parlamentos nacionais e regionais, e realizar um levantamento da atual legislação sobre recursos hídricos em seus países, avaliando a necessidade de aperfeiçoamentos.

O objetivo do Fórum foi sintetizar em um único documento as preocupações e expectativas dos diferentes atores envolvidos com os recursos hídricos em toda a América do Sul. Os resultados do evento serão compilados no documento que já vem sendo trabalhado pelos países e depois será levado ao Fórum de Águas das Américas, que se realizará em novembro, na cidade de Foz do Iguaçu, sob a coordenação da ANA.

Neste evento, será elaborado um documento que consolidará os processos regionais realizados nas quatro sub-regiões (América do Norte, América Central, Caribe e América do Sul) e definirá a posição das Américas no 5º Fórum Mundial da Água, a realizar-se em Istambul, Turquia, em março do próximo ano.

O comitê organizador do Fórum Sul-Americano Preparatório para o 5º Fórum, que tem como tema “Conciliar as divisões pela água”, é composto pelo Programa Hidrológico Internacional da UNESCO, o Departamento de Desenvolvimento Sustentável da Organização dos Estados Americanos (OEA) e a Direção Nacional de Águas e Saneamento (DINASA) do Ministério de Habitação e Meio-ambiente do Uruguai.



< voltar