Espanha terá usinas termossolares

Data: 06/08/2009

Espanha terá usinas termossolares


O Grupo espanhol Ibereólica assinou um acordo com a Inveravante, um conglomerado privado líder com atividades nos ramos de energia, finanças, e imobiliário com presença mundial, sediada em La Coruna, Espanha, que assumiu uma participação acionária de 50% em duas empresas do projeto SPV do Grupo Ibereólica para a construção e operação de duas usinas elétricas termossolares CSP em Sevilha e Badajoz.

As usinas, que começarão a ser construídas imediatamente e custarão por volta de 600 milhões de euros, têm todas as licenças e autorizações, utilizarão a tecnologia de calha parabólica e produzirão 50MW cada uma. Elas também estão preparadas para futuras melhorias para armazenamento de sal e hibridização de biomassa a fim de aumentar significativamente a produção durante a noite. Além disso, o acordo prevê que a Inveravante copiará o mesmo mecanismo em outras duas usinas.

Com esse acordo, o Grupo Ibereólica se consolida mundialmente no panorama termossolar, apostando fortemente em favor dessa tecnologia, que além de poder produzir energia limpa e renovável - que pode ser regulada para integração completa à rede - também tem um potencial muito grande com relação a melhorar seu custo, eficiência e armazenamento para produção durante a noite.

Todos esses benefícios farão da energia termossolar uma das tecnologias de energia com crescimento mais rápido no mundo inteiro. Essas usinas também terão um importante papel de geração de empregos em áreas normalmente depreciadas, criando valor onde ele é mais necessário, empregando no mínimo 1.000 trabalhadores durante a construção, e 50 durante a operação.

A Ibereolica também participa na Pesquisa e Desenvolvimento para melhorar o controle e a integração da rede de turbinas eólicas, e para explorar soluções alternativas para produção de hidrogênio e energia renovável eficiente.


Fonte: Agua On Line





< voltar