Governo assina parceria público privada para obras de saneamento na Barra

Data: 30/07/2009

Governo assina parceria público privada para obras de saneamento na Barra


Para antecipar em cinco anos a construção da captação de esgotos na Barra da Tijuca e evitar a geração de futuros passivos ambientais, a Nova Cedae e as empresas RJZ Cyrella e Carvalho Hosken consolidaram uma inédita Parceria Público Privada (PPP). O contrato de implantação do sistema de esgotamento sanitário para a região do entorno da Avenida Via Parque foi assinado, nesta quarta-feira, pelo governador Sérgio Cabral. O resultado do convênio será mais qualidade de vida para a população.

– Desde que assumi, temos celebrado, motivado e ressaltado ações como a parceria estabelecida hoje. Essa celebração de entendimento é que tem levado o Rio de Janeiro a ser recordista na geração de novos empregos. Nunca vivemos uma situação como esta. São muitos investimentos em tratamento de água e esgoto. A iniciativa que está sendo feita é um exemplo para os demais empresários e também para o cidadão comum – explicou o governador, que aproveitou o evento para anunciar a cerimônia de lançamento de mais 23 UPAs no Estado.

Com recursos de cerca de R$ 10 milhões em saneamento, a PPP acrescentará valor ambiental aos novos empreendimentos no bairro. A iniciativa interligará a elevatória Lagoa da Tijuca à Estação de Tratamento de Esgotos (ETE) da Barra da Tijuca e ao Emissário Submarino. Aproximadamente 100 mil pessoas serão beneficiadas pelo sistema, que terá capacidade para coletar 450 litros de esgotos por segundo e evitará a construção de estações de tratamento em condomínios. O Governo do Estado assentará 3 mil metros de tronco coletor com 900 milímetros de diâmetro.

– A companhia construirá um túnel para permitir a conexão da nova tubulação à Estação da Barra. Esse túnel passará por baixo da Avenida Ayrton Senna. As regiões contempladas tinham pouco movimento de água da lagoa e, se não houvesse uma intervenção, nós teríamos um local fétido. A parceria é inovadora porque temos corrido atrás do passivo na Barra, nas últimas três décadas. A ideia é evitar futuros problemas. Isso é responsabilidade social. Temos um convênio parecido também para o bairro de Jacarepaguá – afirmou Wagner Victer, presidente da Nova Cedae.

A Parceria Público Privada, que conta com o apoio da Câmara Comunitária da Barra da Tijuca, atenderá as regiões da Península, Gleba F e O2, além dos shoppings Via Parque e CasaShopping, das lojas Tok&Stok e Leroy Merlin, e do kartódromo. O convênio permitirá que os novos condomínios sejam ambientalmente legais, já que os esgotos não serão lançados nas lagoas do bairro. Os empreendimentos que seguirem o projeto ecologicamente correto receberão um Selo de Habilitação Ambiental.

– É com muita alegria que a Carvalho Hosken participa dessa parceria que transformará a qualidade da água da Barra. Não esperava testemunhar essa iniciativa. Os moradores da Barra da Tijuca ficarão mais conscientes sobre a importância do bairro para a cidade – disse o presidente da construtora, Carlos Carvalho.

Além dos ganhos ecológicos e econômicos, as obras de implantação do sistema de esgotamento sanitário para o emissário da Barra da Tijuca cumprem os compromissos ambientais firmados com o Comitê Olímpico Internacional (COI) para a escolha da cidade do Rio de Janeiro como sede dos Jogos Olímpicos de 2016.

Fointe: Correio do Brasil


< voltar