Estudo sobre responsabilidade ambiental mostra comportamento dos consumidores em sete países

Data: 27/07/2009

Estudo sobre responsabilidade ambiental mostra comportamento dos consumidores em sete países


Um estudo conduzido em sete países – Estados Unidos, Reino Unido, China, Brasil, Índia, Alemanha e França – mostra como os consumidores percebem e se comportam em relação às iniciativas verdes das empresas de diversos segmentos. Conduzido pela Penn, Schoen & Berland Associates (PSB), com participação das agências da WPP (Nasdaq: WPPGY) Landor Associates e Cohn & Wolfe - esta última representada no Brasil pela Gaspar & Associados -, e de uma empresa de consultoria independente, a Esty Environmental Partners, a pesquisa traz informações relevantes para o mercado.

Os resultados apontam que o meio ambiente é a principal preocupação de brasileiros e indianos, enquanto que nos demais países, a economia é o tema de maior relevância no momento. Entre os brasileiros, 48% consideram o desflorestamento a questão mais importante. O Brasil ainda está entre os países que se consideram na direção errada em relação à forma de lidar com meio ambiente. Neste grupo, também estão Reino Unido e França.

É unanimidade entre todas as nações que consumidores percebem produtos verdes como mais caros, mas, ainda assim, pretendem gastar mais com eles no próximo ano. China, Índia e Brasil apresentaram números significativos: 73% dos chineses, 78% de indianos e 73% dos brasileiros dizem que gastarão mais. A média de gasto previsto para 2010 entre as pessoas dispostas a gastar mais varia entre 8%, no Reino Unido, e 37% no Brasil.

“À medida em que os mercados chineses, indianos e brasileiros amadurecem para potências globais, o apetite de seus consumidores por produtos ambientalmente responsáveis também amadurece”, diz Scott Siff, Vice-Presidente da PSB. “O fato de consumidores de todos os países pesquisados dizerem que gastarão mais em produtos verdes no próximo ano apresenta uma excelente oportunidade de negócio para as empresas em tempos de recessão global”, complementa o executivo.

Processos e Produtos - No quesito imagem corporativa, 77% dos respondentes da pesquisa dizem que é importante ou muito importante uma empresa ser “verde”. Os consumidores dos sete países também concordaram que para demonstrar sua consciência ambiental, as empresas devem reduzir a quantidade de substâncias tóxicas ou perigosas em seus produtos e processos. (Para mais de 50% dos brasileiros, é muito importante que a empresa tenha um apelo verde).

Comunicação - A pesquisa ainda explorou o aspecto da comunicação das iniciativas verdes e constatou que a televisão e a internet são as principais fontes de informação sobre o meio ambiente. No Brasil não é diferente: a internet é a maior fonte e os brasileiros são mais influenciados por reportagens do que pela propaganda. “A credibilidade dos veículos de comunicação mostra-se influente na hora de formar opinião entre os brasileiros, principalmente no quesito sustentabilidade, que preocupa cada dia mais a população”, comenta Heloísa Picos, Vice-Presidente da Gaspar & Associados. Os respondentes foram convidados a listar as marcas que mais possuem ações verdes. Abaixo, encontram-se as dez primeiras marcas listadas no Brasil:

Perfil da Landor Associates - Landor Associates é uma das consultorias líderes de estratégia de marca e design de empresas no mundo. Fundada por Walter Landor em 1941, Landor foi a pioneira em muitos métodos de pesquisas, design e consultoria que estão agora padronizados na indústria de branding. Parceira de seus clientes, a Landor conduz transformações na performance de negócios ao criar marcas mais inovadoras, progressivas e dinâmicas do que seus concorrentes.

A abordagem ampla da Landor em branding é um equilíbrio entre ações dirigidas ao negócio e criatividade excepcional. Seu trabalho gira em torno de serviços de branding, incluindo pesquisa e avaliação de marca, posicionamento e construção de marca, nomenclatura e redação, identidade corporativa e design de embalagem, experiência em marca, administração de brand equity, envolvimento e marca digital.

Com 23 escritórios em 18 países, os clientes atuais e anteriores da Lancdor incluem as marcas mais poderosas do mundo, como Blackberry, Citi, Conselho de Relações Exteriores, Diageo, Hilton Hotels, Hewlett-Packard, Jet Airways, Microsoft, MillerCoors, Panasonic, PGA of America, Procter & Gamble, Taj Hotels Resorts and Palaces e Verizon.

Landor faz parte da WPP, uma das maiores empresas de serviços de comunicação do mundo.

Perfil da Cohn & Wolfe - Cohn & Wolfe é uma agência estratégica de relações públicas dedicada a criar, construir e proteger as marcas mais produtivas do mundo. Com escritórios ao redor do mundo, a agência está comprometida em desvendar novas áreas na entrega de estratégias de canais da mídia, programação criativa e excelência na área praticada.

Cohn & Wolfe é reconhecida ano após ano pelos clientes e pela indústria pela excelência na criatividade, serviço ao cliente, comunicação digital, estratégia de imprensa, gestão sênior e conselho estratégico. Cohn & Wolfe também se classifica entre as primeiras na pesquisa anual “Melhores Agências para se Trabalhar”. [ www.cohnwolfe.com">

Perfil da Penn, Schoen & Berland Associates - Penn, Schoen & Berland Associates, uma unidade do WPP group (Nasdaq = WPPGY), é uma consultoria global em pesquisa especializada em estratégias de mensagens em comunicação para clientes com foco político, corporativo e de entretenimento. Nós temos mais de trinta anos de experiência em alavancar ideias únicas sobre opinião do consumidor para oferecer aos clientes vantagem competitiva – o que nós chamamos de Winning Knowledge™. PSB executa pesquisas de opinião pública para as empresas presentes na revista Fortune 100 e tem ajudado a eleger mais de 30 presidentes e primeiros ministros ao redor do mundo. [www.psbresearch.com">.

Perfil da Esty Environmental Partners - Esty Environmental Partners (EEP) é uma consultoria de gerenciamento que trabalha com clientes corporativos para construir estratégias sustentáveis de alto impacto que criam valor para negócios sustentáveis. Nós servimos as empresas presentes na revista Fortune 500 em uma série de segmentos, como vestuário, serviços financeiros, industrial e embalagens. Nossos clientes são executivos que possuem como responsabilidades incluir assuntos corporativos sustentáveis, gerenciamento de linha de produtos, gerenciamento de facilidades e os mais altos níveis da empresa. Elas envolvem a equipe de profissionais com experiência em meio ambiente e negócios da EEP para ajudá-los a construir capacidades, inovações e diferenciações em suas empresas por meio da estratégia do meio ambiente. Para mais informações, acesse www.EstyEP.com.

Fonte: Revista Fator



< voltar