SOS Mata Atlântica apresenta Plataforma Ambiental para SP nesta segunda

Data: 12/09/2008

SOS Mata Atlântica apresenta Plataforma Ambiental para SP nesta segunda


No dia 15 de setembro, segunda-feira, a Fundação SOS Mata Atlântica promove, em sua sede, na Rua Manoel da Nóbrega, 456, Paraíso, às 20h, o lançamento da Plataforma Ambiental para a Cidade de São Paulo. Na ocasião, o diretor de Mobilização da SOS Mata Atlântica, Mario Mantovani, falará como tem sido o lançamento da Plataforma em outras cidades do Brasil que possuem Mata Atlântica, e os voluntários da organização, entre eles o advogado Flávio Ojidos, explicarão sobre as propostas da Plataforma para São Paulo. O evento é gratuito e aberto ao público em geral. Para participar, basta confirmar presença pelo email info@sosma.org.br

Desenvolvida pelo Programa de Voluntariado da Fundação SOS Mata Atlântica, a Plataforma apresenta diretrizes que deverão nortear as políticas públicas a serem implementadas pela municipalidade e estimular a participação da coletividade na proteção e preservação do meio ambiente urbano. “Este documento expressa o olhar da sociedade civil sobre as soluções para os desafios ambientais da nossa cidade. Trata-se de um conjunto das impressões dos cidadãos paulistanos sobre o dia-a-dia da cidade, apresentadas de modo a direcionar os trabalhos na Câmara dos Vereadores e na Prefeitura Municipal”, comenta Beloyanis Monteiro, coordenador do Voluntariado na Fundação.

Baseado nas linhas temáticas: educação ambiental; áreas verdes; política de resíduos sólidos; política de uso e conservação do solo; qualidade das águas; qualidade do ar; poluição visual; poluição sonora; mobilidade urbana; habitações sustentáveis; consumo sustentável; incentivos fiscais; animais domésticos e abandonados; energias alternativas; e participação da sociedade civil no Conselho Municipal de Meio Ambiente, o documento visa fornecer instrumentos para a população para que se cobre a conservação ambiental nos municípios. “Visamos mostrar que é nas esferas locais (municipais) que se dá de fato a regulamentação e a aplicação das possibilidades legais de proteção ambiental apresentadas na Constituição Federal e, mais recentemente, na Lei da Mata Atlântica, aprovada no final de 2006”, explica Mantovani.

“Com este documento, nós da SOS Mata Atlântica, representando a sociedade civil, esperamos o comprometimento dos gestores públicos eleitos no sentido de que façam dessas propostas um verdadeiro plano de trabalho, assumindo suas diretrizes como metas, para que a Plataforma não vire promessa, mas colabore na efetivação das políticas públicas afeitas ao tema”, complementa Bellô.

Conheça a íntegra da Plataforma Ambiental ao Município de São Paulo no site www.sosma.org.br/mobilizacao. Neste site, os eleitores também têm a chance de registrar o compromisso que obtiveram de seus candidatos a prefeito e vereador para as questões ambientais.




< voltar