Obras que ampliam distribuição de água em São José dos Campos são entregues pelo Governo do Estado

Data: 20/07/2009

Obras que ampliam distribuição de água em São José dos Campos são entregues pelo Governo do Estado


Na sexta-feira (17), o governador do Estado, José Serra, inaugurou a ampliação do sistema de distribuição de água de São José dos Campos. O investimento na obra da região do Jardim Santa Inês é de R$ 3,6 milhões, que inclui um reservatório com capacidade para dois milhões de litros, uma estação elevatória de água tratada, um booster (sistema de bombas), a duplicação de duas adutoras e a interligação de redes de distribuição de água. Ao todo serão beneficiados cerca de 43 mil pessoas. A ampliação atende a uma demanda do município, já que a região Leste da cidade está entre as que mais se desenvolve.
O governador também inaugurou em São José obras nas áreas da saúde, transportes e educação. Serra destacou a importância da parceria entre o governo estadual e a prefeitura do município, enfatizando a grande sintonia entre o governo e o prefeito Eduardo Cury. “Sabemos que aqui temos uma parceria competente, honesta e cooperativa; não só aqui em São José, mas em toda a região. Temos de destacar que entre o prefeito Cury e o governo do Estado há uma integração incrível, para o bem da cidade e do Vale do Paraíba”, disse o governador.
Serra lembrou que o Vale do Paraíba figura com um dos menores índices de mortalidade infantil no Estado – resultado diretamente relacionado aos altos níveis de saneamento básico na região. “No Vale do Paraíba esse índice é, proporcionalmente, menor que a média de todo o Estado de São Paulo”.
O governador foi acompanhado pelos secretários de Estado: Geraldo Alckmim, da pasta Desenvolvimento; Mauro Arce, de Transportes e Luiz Antonio Barradas, secretário de Saúde. O superintendente Oto Elias Pinto, da unidade de negócio Vale do Paraíba da Sabesp, também participou da solenidade de descerramento de placa que marcou a ampliação do sistema.
Também participaram da solenidade os prefeitos dos municípios de Aparecida, Antonio Marcio de Siqueira; de Caçapava, Carlos Antonio Vilela; de Monteiro Lobato, Gabriel Vargas Moreira; de Natividade da Serra, João Batista de Carvalho; de Paraibuna, Antônio Marcos de Barros; de Santa Branca, Odair Leal da Rocha Junior; de São Bento do Sapucaí, Ildefonso Mendes Neto e de Tremembé, José Antonio de Barros Neto.
Da região bragantina participaram o prefeito de Joanópolis, João Carlos da Silva Torres e de Nazaré Paulista, Mário Antonio Pinheiro. Da região do Litoral Norte estiveram presentes os prefeitos Antonio Carlos, de Caraguatatuba, e Ernane Bilotte Primazzi, de São Sebastião.
Obras em andamento - Outras iniciativas da Sabesp acabam de entrar em curso e também vão ampliar o abastecimento de água na cidade, com consequente melhoria do atendimento à população. Com investimentos de R$ 16,8 milhões, estão previstos, até 2012, mais de 31 quilômetros de adutoras de água tratada, seis reservatórios – com capacidade total de reservação de 9.000m³ de água – e seis estações elevatórias de água tratada. Todas as regiões de São José dos Campos serão beneficiadas por essas obras, totalizando um universo de aproximadamente 600 mil pessoas.
Tecnologia para o saneamento – A Sabesp deve implantar, até o final deste ano, o Centro de Pesquisas em Recursos Hídricos e Saneamento Ambiental, no Parque Tecnológico Riugi Kojima, em São José dos Campos. A Sabesp já está negociando com entidades com o ITA, a Fapesp, o IPT, entre outros.


< voltar