5º Fórum Mundial da Água tem reuniões preparatórias em Montevidéu

Data: 12/09/2008

5º Fórum Mundial da Água tem reuniões preparatórias em Montevidéu


O evento irá proporcionar aos diversos setores envolvidos com os recursos hídricos dos dez países da América do Sul, agregar contribuições ao documento que representará as opiniões e necessidades da região no Fórum Mundial que acontecerá em Istambul, na Turquia, em março do próximo ano.

O assessor parlamentar da ANA, Cláudio Di Mauro, destacou, durante a abertura do evento, o caráter participativo dos processos regionais, que começaram com discussões em cada país até gerar o documento sub-regional. Os trabalhos realizados nesses dois dias de evento resultarão no documento final da América do Sul que será incorporado aos resultados encontrados pelas outras três sub-regiões (América do Norte, Caribe e América Central) e só então serão levados à Istambul.

A compilação dos documentos sub-regionais acontecerá no Fórum das Américas que será realizado em novembro, em Foz do Iguaçu, sob a coordenação da ANA. “Depois de Foz do Iguaçu teremos um material conciso que deverá refletir a participação de todos os atores envolvidos”, concluiu o assessor.

Ainda no primeiro dia de evento, Maria Concepción Donoso, especialista do Programa Hidrológico Internacional da Unesco (PHI), instituição facilitadora do processo na América do Sul, apresentou os trabalhos realizados até agora. Já o consultor Francisco Lobato, encarregadou da elaboração do documento sub-regional para America do Sul ressaltou os avanços do documento sub-regional que será trabalhado e discutido durante todo o dia de hoje.

A solenidade de abertura do Fórum Sul-Americano contou com a presença do ministro de Habitação e Meio Ambiente do Uruguai, Carlos Colacce, que falou sobre a importância de se chegar a consensos principalmente no que se refere à gestão das bacias sul-americanas.

Ele também falou dos usos da água e da necessidade de preservar as bacias hidrográficas sob o ponto de vista ambiental. Ainda estiveram presentes na abertura, o diretor da Unesco em Montevidéu, Jorge Grandi, o diretor da Secretaria da Organização dos Estados Americanos (OEA) no Uruguai, John Biehl Del Río, o vice-presidente do Parlamento do Mercosul, Roberto Conde e o diretor de Desenvolvimento Ambiental da Intendencia Municipal de Montevidéu (IMM), Néstor Campal.

O processo regional das Américas é organizado pelo Consórcio Regional das Américas (ARC, de acordo com a sigla em inglês) e que é composto por diversas entidades vinculadas aos recursos hídricos.



< voltar