Aluminium Association estabelece a ambiciosa meta de 75% das latas de alumínio recicladas

Data: 17/07/2009

Aluminium Association estabelece a ambiciosa meta de 75% das latas de alumínio recicladas


A Aluminum Association (associação americana de promoção do alumínio) está trabalhando no aumento de 75% na taxa de reciclagem da indústria de latas de alumínio para bebidas, até 2015. Este é o mesmo percentual que a Alcoa anunciou como meta, em janeiro.

Para chegar lá, a entidade tem buscado trabalhar com os governos locais e nacional. A idéia é promover iniciativas simples no papel, mas difíceis na prática, como a regulamentação de depósitos, programas obrigatórios de reciclagem e proibições de aterro, além de formas de associar às políticas contra as alterações climáticas a reciclagem.

Atingir 75% não será pouca coisa - especialmente porque as pessoas simplesmente não parecem querer reciclar. Atualmente, a indústria de alumínio recupera aproximadamente 54% dos recipientes de alumínio produzidos nos Estados Unidos. Mas, mesmo com todo o discurso verde estabelecido, o valor ainda é menor que a taxa de 68%, em 1992.

Nas últimas pesquisas, o Natural Marketing Institute afirmou: "Não há incentivos suficientes para a reciclagem e, em um mundo em que os consumidores são estressados pelo tempo e estão sempre à procura de conveniência no consumo e descarte, a reciclagem cai em prioridade."

Uma forma das empresas a envolverem-se na oferta de incentivos é estabelecer parcerias com o RecycleBank, uma companhia que busca a reciclagem doméstica, oferecendo cupons de empresas como a Starbucks, Cama, Banho & além, e Staples.

Uma pesquisa de 2007, feita pela HarrisInteractive apontou que 67% dos adultos afirmam reciclar latas de alumínio ou de metal.

"Se pudéssemos recuperar e reciclar 75% das latas de alumínio atiradas atualmente em aterros - 600.000 toneladas métricas de alumínio -, poderíamos poupar 1286 megawatts de eletricidade", diz Greg Wittbecker, diretor de estratégia corporativa para reciclagem de metais, da Alcoa. "Essa é a quantidade produzida por duas centrais elétricas de carvão e consumida por duas plantas produtoras de alumínio. A substituição desta produção pela reciclagem impediria a emissão de 11,8 milhões de toneladas métricas de dióxido de carbono para a atmosfera.

Fonte: Agenda Sustentável


< voltar