WAL-MART ANUNCIA ÍNDICE DE SUSTENTABILIDADE

Data: 17/07/2009

WAL-MART ANUNCIA ÍNDICE DE SUSTENTABILIDADE


O Walmart anunciou seus planos para desenvolver um índice mundial de produto sustentável durante a reunião com 1500 de seus fornecedores e líderes de sustentabilidade em sua matriz, nos Estados Unidos.  O índice estabelecerá uma única fonte de dados para a avaliação da sustentabilidade dos produtos.

“Os clientes querem produtos que sejam mais eficientes, que durem mais e que tenham melhor desempenho,” disse Mike Duke, presidente e CEO do Walmart.  “E, cada vez mais, eles querem informações sobre todo o ciclo de vida do produto, para que se sintam bem em relação à sua compra. Eles querem saber que os materiais usados no produto são seguros, que ele foi feito direito e que foi produzido de maneira responsável.

“Não vemos isso como algo passageiro. As altas expectativas dos clientes fazem parte permanente do futuro,” Duke continuou.  “No Walmart, estamos trabalhando para tornar a sustentabilidade sustentável, para que seja prioridade independente do momento econômico. Uma parte importante neste processo é desenvolver ferramentas que possibilitem o consumo sustentável.”

A empresa apresentará a iniciativa em três fases, começando com uma pesquisa com seus mais de 100.000 fornecedores em todo o mundo. A pesquisa possui 15 perguntas que servirão como ferramenta para que os fornecedores do Walmart avaliem seus próprios esforços em relação à sustentabilidade. As perguntas estarão distribuídas em quatro áreas de atenção: energia e clima; eficiência de materiais; recursos naturais, e pessoas e comunidade.

“A pesquisa incluirá perguntas simples, mas eficientes, cobrindo áreas conhecidas, como a localização das fábricas dos fornecedores, e novas áreas como uso da água e resíduos sólidos,” disse John Fleming, diretor de merchandising do Walmart EUA.  “As perguntas não são complicadas, mas nunca solicitamos este tipo de informação de forma sistemática anteriormente. A pesquisa é um primeiro passo importante para estabelecermos uma real transparência com nossa rede de fornecedores.”

Fleming também disse que a empresa pedirá para que seus fornecedores nos EUA completem a pesquisa até 1 de outubro. Fora dos Estados Unidos, a empresa desenvolverá cronogramas para cada país para que os fornecedores completem a pesquisa.

Como segundo passo, a empresa está ajudando a criar um consórcio de universidades que colaborarão com os fornecedores, varejistas, ONGs e o governo para desenvolver uma base de dados mundial sobre o ciclo de vida de produtos – da matéria prima até o descarte. O Walmart fornecerá o financiamento inicial para o Consórcio sobre o Índice de Sustentabilidade, e convidou todos os varejistas e fornecedores para que contribuíssem.

A empresa também fará parcerias com uma empresas líderes em tecnologia para a criação de uma plataforma aberta que irá alimentar o índice.

“Não é nosso objetivo criar ou sermos donos desse índice,” disse Duke.  “Queremos estimular o desenvolvimento de uma base de dados comum que irá permitir que o consórcio junte e analise o conhecimento da cadeia mundial de fornecedores. Achamos que esta base de dados compartilhada trará oportunidades para que sejamos mais inovadores e para melhorarmos a sustentabilidade de produtos e processos.”

O passo final no desenvolvimento do índice será traduzir as informações em uma graduação simples para os consumidores sobre a sustentabilidade dos produtos. Isso trará aos consumidores transparência quanto à qualidade e o histórico dos produtos aos quais eles não têm acesso hoje. 

BRASIL

No Brasil, o primeiro passo, que envolve o envio das 15 perguntas para uma seleção de fornecedores da empresa no país terá início já no próximo mês. “Temos diversas empresas parceiras em nossos projetos, incluindo as 20 signatárias do Pacto pela Sustentabilidade, realizada no mês de junho em São Paulo. Não temos dúvida de que a parceria se estenderá também para esse importante passo em prol da transparência ao consumidor e da sustentabilidade”, diz Daniela de Fiori, vice-presidente de sustentabilidade do Wal-Mart Brasil.

“A idéia é que até o final do ano tenhamos uma ferramenta on-line que possibilite ampliar a coleta de informações para os nossos fornecedores”, completa Daniela

Segundo Helio Mattar, presidente do Instituto Akatu, que esteve na reunião realizada hoje em Bentonville (EUA), 70% dos consumidores brasileiros optariam pela compra de produtos com alguma iniciativa sustentável, se tivessem essa informação.

No último mês a empresa realizou uma campanha de vendas, em parceria com 50 grandes fornecedores, entre eles 3M, KimberlyClark, Pepsico, Bombril, Brinquedos Estrela, Colgate, Eletrolux, Kellogg, Johnson&Johnson, intitulada de “Mês da Terra”.

Um grupo de especialistas avaliou os diferenciais em sustentabilidade de mais de 500 produtos. Destes 350 foram selecionados e receberam destaque nas gôndolas, com informações sobre suas iniciativas e vantagens socioambientais. "Mais do que incrementar a venda, procuramos estimular o consumidor a fazer a troca de produtos, migrando para uma lista de compras mais consciente.”

O resultado da campanha comprova o que traz a pesquisa do Instituto Akatu, quanto a importância da informação clara ao consumidor. “Alguns produtos alcançaram vendas superiores à 50%, como o sabão em pó Ariel Ecomax, por exemplo”, diz Marcelo Vienna, vice-presidente comercial do Wal-Mart Brasil.

Fonte: Assessoria Wal-Mart


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