Sabesp é destaque na Ambientalexpo

Data: 03/07/2009

Sabesp é destaque na Ambientalexpo


Durante os dias 30 de junho, 1 e 2 de julho aconteceu, pela primeira vez no Brasil, a Ambiental Expo 2009, tradicional evento do setor que já ocorre anualmente na França há mais de 20 anos e que traz, em suas exposições e apresentações, significativos avanços na questão socioambiental.

A Feira Internacional de Soluções para Saneamento e Meio Ambiente reuniu membros do governo e da indústria nacional e internacional, além de entidades governamentais, com o objetivo de discutir novas tecnologias, apresentar equipamentos, soluções, inovações e sistemas essenciais para o tratamento, monitoramento, correção e prevenção dos riscos aos recursos ambientais.

Durante os três dias do evento, o público pode circular pelos stands de equipamentos, produtos, serviços e soluções referentes a seis setores do meio ambiente: saneamento, resíduos, ar, solo, ruído e energia.

No stand da Sabesp, uma das empresas apoiadoras da realização do encontro, os visitantes receberam informações sobre a qualidade dos serviços e produtos da Empresa e também dicas sobre o uso racional dos recursos hídricos e de sua relação com diversos setores da economia e do dia a dia.

Simultaneamente à feira aconteceu o Congresso Ambiental que trouxe palestras focadas nas normas e regulamentações que tenha como objetivo auxiliar as empresas na tomada de decisão e criar novas formas de cooperação entre governos, empresas privadas e a sociedade.

A Sabesp foi representada, entre outros, pelo diretor Marcelo Salles Holanda de Freitas, da Diretoria de Tecnologia, Empreendimentos e Meio Ambiente, que além de apresentar a Empresa e o seu modelo de gestão empresarial voltado para a sustentabilidade, relatou como a Sabesp tem se firmado, a cada ano, como mais que uma prestadora de serviços, mas como uma geradora de soluções para o mercado de saneamento.

Os principais projetos e programas desenvolvidos pela Sabesp, como Córrego Limpo, Projeto Tiête, Onda Limpa, a Plataforma Sabesp Soluções Ambientais, também foram expostos por Marcelo Salles. “Muita coisa mudou dentro da empresa para inserir a cultura de sustentabilidade. Algumas das ações foram criar a Superintendência de Gestão Ambiental e buscar recursos para impulsionar e ampliar os projetos realizados pela Sabesp”, disse o diretor, que aproveitou a oportunidade para divulgar o Projeto Aquapolo Ambiental - a utilização de 1000 litros por segundo de água de reuso nos processos industriais do Pólo Petroquímico de Capuava (PQU).

“Em 2018 a Sabesp quer ser reconhecida como a empresa que universalizou seus serviços, ou seja, a empresa que garante a todos os clientes o acesso a água e esgoto tratados”
Marcelo Salles


Outro representante da Sabesp que também participou do Congresso, foi o gerente do Departamento Técnico e Desenvolvimento Ambiental, Darcy Brega Filho. Ele falou sobre as emissões de gases de efeito estufa nos processos de saneamento básico. “O maior emissor dos chamados GEE – gases de efeito estufa – é o esgoto. Ele é responsável por 93,23% de toda a emissão da empresa, ou seja, uma questão preocupante e para a qual estamos empreendendo ações concretas e que já mostram significativos resultados.”

Hoje é fundamental acompanhar as avaliações que analisam a sustentabilidade das empresas, como o Índice de Sustentabilidade Empresarial (ISE), da BM&Bovespa, e o Dow Jones Sustainability Indexes, da bolsa de Nova York, onde a Sabesp tem ações negociadas.
Darcy Brega Filho


Darcy explicou que todos os programas desenvolvidos pela Sabesp apontam para a redução líquida de emissão do GEE. “Podemos ver através do Inventário Sabesp que a emissão do GEE vem reduzindo a cada ano.”

Adriano Anaia Pereira, gerente do Departamento de Gestão de Energia, em sua palestra no último dia do Congresso, mostrou as ações desenvolvidas pela empresa no campo da eficiência energética. Segundo ele, o que a Empresa busca é “otimizar os processos e reduzir o consumo de energia por meio de uma série de ações que vão desde a conscientização, a troca de equipamentos, melhor relacionamento com os fornecedores de energia e, principalmente, conhecer os próprios processos de uso de energia, para que, com o melhor uso, mais possa ser produzido”.

A segunda edição da Ambientalexpo Brasil está marcada para o período de 8 a 10 junho de 2010, já com a intenção de ser tornar um fórum latino-americano de debates sobre a economia e o mercado ambiental.


< voltar