CE: A natureza do Maciço de Baturité é tema de debate no programa É Tudo Fotografia

Data: 10/09/2008

CE: A natureza do Maciço de Baturité é tema de debate no programa É Tudo Fotografia


O programa visa promover encontros entre fotógrafos e profissionais de outras áreas do conhecimento para discutir as várias formas do fazer fotográfico.

Ulisses Narciso, que fotografa o Maciço de Baturité desde 1995, apresentará imagens da fauna e da flora cearenses e contará detalhes desse tipo de fotografia, que exige, além de apuro técnico, sensibilidade do fotógrafo.

Também participará dessa edição do programa o músico Glauber Nocrato, profundo conhecedor da região. A projeção das imagens, aliás, contará com trilha sonora composta por Nocrato. A intenção é unir música e fotografia para criar, através da arte, um estado meditativo e celebrar a natureza do Maciço de Baturité.

O Maciço de Baturité está localizado no sertão central cearense. É composto pelas cidades de Pacoti, Palmácia, Guaramiranga, Mulungu, Aratuba, Capistrano, Itapiúna, Baturité, Aracoiaba, Acarape, Redenção, Barreira e Ocara.

Nessa região existem muitas cachoeiras, rios e vestígios de Mata Atlântica. O turismo na região é ativo, principalmente no inverno. O Maciço de Baturité é uma Área de Proteção Ambiental (APA) desde 1996. APA é uma área em geral extensa, com certo grau de ocupação humana, cujo objetivo básico é proteger a diversidade biológica, disciplinar o processo de ocupação e assegurar a sustentabilidade do uso de recursos naturais.

Ulisses Narciso tem plena consciência da importância do Maciço de Baturité para o País. Através da fotografia, busca chamar a atenção das pessoas para a necessidade de preservar a região, que em 1996 ele documentou para a Secretaria Estadual de Meio Ambiente (SEMACE). Vencedor do IV Festival Universitário de Cultura e do Prêmio Chico Albuquerque de Fotografia, Ulisses Narciso também faz parte da diretoria do Instituto da Fotografia



< voltar