Sabesp realiza imersão do emissário submarino de Ilhabela com sucesso

Data: 25/06/2009

Sabesp realiza imersão do emissário submarino de Ilhabela com sucesso


O processo de imersão dos tramos que compõem os 923 m do emissário submarino de Ilhabela foi concluído na terça-feira, dia 23/6. Com a operação da rede de esgotos do bairro Barra Velha, prevista para janeiro de 2010, o índice de coleta e tratamento de esgotos na cidade passará de 5% para 36%.

Com auxílio de 2 rebocadores, 7 embarcações e 23 mergulhadores, os tramos foram imersos com sucesso. O investimento no emissário é de R$ 12,5 milhões. “Esta foi uma experiência inédita às equipes da Sabesp no Litoral Norte e o principal desafio foi o planejamento em paralelo com a condição climática adequada”, afirma o superintendente da Sabesp no Litoral Norte, José Bosco de Castro. “Estávamos com grande expectativa. Apesar de lançado em Ilhabela, o resultado será a melhora na balneabilidade de todas as praias do entorno”, revela o coordenador de Empreendimentos Sudeste, José Carlos Vilela.

O emissário faz parte de um conjunto de obras que inclui 1.008 m de redes coletoras de esgoto, 8 estações elevatórias, 3,1 km de linhas de recalque, a Estação de Pré-Condicionamento (EPC) Itaquanduba, 190 m do trecho terrestre do emissário, além dos 923 m do emissário submarino. As obras beneficiarão 12 mil habitantes do bairro Barra Velha.

“Foi uma experiência interessante, que exigiu muita coordenação”, disse o engenheiro fiscal da obra, Wellington Silva Pereira. Para o gestor de obras do Vale do Paraíba e Litoral Norte, Sidney Silva, o lançamento do emissário foi um grande avanço tecnológico.

A terceira fase da obra de coleta e tratamento, com previsão de início em dezembro de 2010, terá investimento de mais R$ 6,7 milhões e o índice de coleta e tratamento atingirá o patamar de 66%, beneficiando os mais de 13 mil habitantes dos bairros Perequê, Itaquanduba e Itaguaçu.



< voltar