GO - Assembléia aprova interrupção programada da captação de água da bacia do Pipiripau até 31/10

Data: 10/09/2008

GO - Assembléia aprova interrupção programada da captação de água da bacia do Pipiripau até 31/10


Até o próximo dia 31 haverá a interrupção da captação de água para todos os usuários em três trechos. Entre a nascente e a estação de monitoramento próxima à BR-020, a captação de água do Pipiripau deverá ser interrompida das 6h às 9h. Da estação de monitoramento próxima à BR-020 até a estação fluviométrica Pipiripau Montante Canal, a interrupção vai das 9h às 12h. No córrego Taquara, vai das 12 às 15h até a estação fluviométrica Taquara Jusante.

Gestão compartilhada

Tanto a ANA como a Adasa fiscalizarão se as regras de interrupção de captação estão sendo cumpridas pelos usuários da água do ribeirão e do córrego. As duas agências realizam uma gestão compartilhada da bacia do ribeirão Pipiripau, já que este manancial é de domínio da União por cortar mais de uma unidade da Federação: no caso, Distrito Federal e Goiás. Já o córrego Taquara é de domínio distrital, pois passa apenas pelo DF.

Bacia hidrográfica do rio Paranaíba

Os dois cursos d’água estão situados na bacia do rio Paranaíba, também de domínio da União, cuja área tem mais de 220 mil quilômetros quadrados. A bacia conta com cerca de 8,5 milhões de habitantes e corta Goiás, Minas Gerais, Distrito Federal e Mato Grosso do Sul.

A poluição por esgotos domésticos sem tratamento, a insuficiência hídrica para o abastecimento de grandes centros urbanos e o uso exacerbado da água para a irrigação são os principais problemas da bacia do Paranaíba, cujo comitê foi instituído neste ano.

*Comissão de Acompanhamento

É composta de nove representantes de usuários da bacia, três da Empresa de Assistência Técnica e Extensão Rural do Distrito Federal (Emater-DF), e um das seguintes instituições: ANA; Adasa; Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (Ibama); Administração Regional de Planaltina; Secretaria de Desenvolvimento Urbano e Meio Ambiente (Semarh-DF); Secretaria de Estado da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Seapa-DF); e Secretaria do Meio Ambiente e dos Recursos Hídricos (Semarh-GO).



< voltar